Vaticano anuncia novo bispo para diocese de Rondonópolis-Guirantinga

Picture of Lucas Franco Perrone com informações da Rádio Vaticano

Lucas Franco Perrone com informações da Rádio Vaticano

Novo Bispo ao lado do Papa Francisco Foto: Radio Vaticano

Vaticano anuncia novo bispo para diocese de Rondonópolis-Guirantinga

Compartilhe:

A Igreja Católica, por meio do Papa Francisco, definiu hoje (8), o nome do novo bispo para a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, trata-se de Maurício da Silva Jardim, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre, até então diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil.

Pe. Maurício da Silva Jardim nasceu em 9 de fevereiro de 1969, em Sapucaia do Sul, Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1994) e Teologia no Centro de Estudos Teológicos São João Vianney, em Viamão-RS (1999). Especializou-se em Psicopedagogia, Missiologia e Formação Presbiteral.

Em 11 de dezembro de 1999, foi ordenado sacerdote e incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre, onde desempenhou os seguintes cargos: assessor para a Pastoral da Juventude (2002-2007); vigário paroquial de São Vicente de Paulo e Santa Terezinha; pároco do Divino Pai Eterno, de Nossa Senhora do Caravaggio e de São Vicente Pai dos Pobres; diretor espiritual do Seminário Propedêutico (2014-2015); coordenador da Pastoral Presbiteral (2013-2016); e animador vocacional (2015).

Além disso, foi missionário em Moçambique (2008-2012) e vice-coordenador da Pastoral Presbiteral do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2013-2016). Em novembro de 2021, foi eleito coordenador das Pontifícias Obras Missionárias da América.

Desde 2016 é diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil.

Ele disse à Rádio Vaticano que deve ser ordenado bispo no dia 18 de agosto em Porto Alegre e somente após essa data que deve ser definida a posse.

O novo Bispo vai ser o quarto na história da Diocese, o primeiro foi Dom Wunibaldo, Talleur, em segunda veio o bispo Dom Osório Stoffel e em seguida Dom Juventino Kastering, que faleceu em decorrência da Covid-19, em março do ano passado.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp