O Vasco da Gama garantiu vaga na final da Copa do Brasil 2025 ao eliminar o Fluminense nos pênaltis, neste domingo (14). O que muita gente não se lembra é que a cidade de Rondonópolis faz parte do início da trajetória do clube carioca nesta edição da competição nacional.
A caminhada vascaína começou no dia 18 de fevereiro de 2025, quando o Cruz-Maltino eliminou o União de Rondonópolis ainda na primeira fase da Copa do Brasil. A partida foi disputada em Cariacica (ES), após o União vender o mando de campo a uma empresa, alegando dificuldades financeiras.

Em campo, o Vasco venceu por 3 a 0, com todos os gols marcados no segundo tempo. Vegetti abriu o placar, Hugo Moura e o jovem Rayan também marcaram. O atacante Rayan, inclusive, viria a se consagrar mais tarde como o jogador revelação do Campeonato Brasileiro de 2025.
Após superar o União, o Vasco avançou na competição eliminando Nova Iguaçu (RJ), Operário (PR), CSA (AL), Botafogo (RJ) e, por fim, o Fluminense (RJ), garantindo vaga na grande decisão. Na final, o adversário será o Corinthians, que entrou na competição a partir da terceira fase e passou por Novorizontino (SP), Palmeiras (SP), Athletico Paranaense (PR) e Cruzeiro (MG).
Além da partida em 2025, Vasco e União de Rondonópolis possuem um histórico de outros três confrontos anteriores. O primeiro ocorreu em 25 de junho de 1980, em um amistoso disputado no antigo Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, que terminou empatado em 2 a 2. Os gols do Vasco foram marcados por Roberto Dinamite e Dudu, enquanto Osmário e Juary anotaram para o União.
Os clubes voltaram a se enfrentar em 2005, novamente pela Copa do Brasil, em dois jogos. No confronto de ida, realizado em Rondonópolis no dia 16 de fevereiro, houve um empate em 2 a 2, com gols de Alex Dias e Diego para o Vasco, e Filhão e Ivan para o União. Já no jogo de volta, disputado em 2 de março, no Rio de Janeiro, o Vasco venceu por 2 a 0, com dois gols de Marco Brito. O craque Romário, que fazia parte do elenco vascaíno na época, não atuou em nenhuma das partidas por conta de uma lesão.

Vasco e Corinthians disputam o título
Agora, em 2025, o Vasco chega à final da Copa do Brasil com a chance de conquistar o bicampeonato, trazendo em sua trajetória o confronto diante do União de Rondonópolis como o ponto inicial da caminhada rumo ao título. As finais da Copa do Brasil 2025 já têm data e hora definidas, com Corinthians e Vasco disputando o título em dois confrontos decisivos. O primeiro jogo acontece nesta quarta-feira (17), às 20h30 (horário de Mato Grosso), na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida de volta está marcada para o domingo (21), às 17h30, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, onde será conhecido o campeão da competição.





