Várzea Grande segue normativa do Ministério da Saúde e passa a aplicar a terceira dose nas pessoas acima de 18 anos nesta sexta-feira

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Várzea Grande segue normativa do Ministério da Saúde e passa a aplicar a terceira dose nas pessoas acima de 18 anos nesta sexta-feira

Compartilhe:

A dose de reforço será ampliada para toda população adulta acima de 18 anos que tenha concluído a imunização há cinco meses. Esta é a nova Normativa do Ministério da Saúde, que Várzea Grande segue, afirmou o secretário municipal de Saúde Gonçalo de Barros.

Nesta sexta-feira o horário de vacinação será das 8h às 20h, no Ginásio Poliesportivo Fiotão, para as pessoas que ainda não se vacinaram com a primeira dose, as agendadas para a segunda dose, e ainda para as pessoas acima de 18 anos que já completou o intervalo de 5 meses da segunda dose, para a terceira.

“Muda o intervalo para aplicação da dose de reforço, reduzindo de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha. Essa orientação é baseada em pesquisas científicas que apontam uma queda na resposta imune, principalmente, a partir do quinto mês após a dose dois, que segundo o Ministério da Saúde, visa  impedir cenários epidemiológicos como os que vem acontecendo em alguns países da Europa.

“A população de Várzea Grande deve ficar atenta ao agendamento, consultar o site da prefeitura, e verificar sua carteirinha vacinal sobre o prazo. Passados 5 meses, já poderá se dirigir aos pontos de vacinação. Seguimos as instruções do Plano Nacional de Imunização PNI, que ampliou a dose de reforço para todos os brasileiros acima de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose de vacina, seja qual for a vacina, há pelo menos 5 meses. O importante é acompanhar e verificar a data. Mesmo assim, nossas equipes estarão alertando, e confirmando por agendamento, para este prazo”, alertou o secretário.

Exceção: Vacina da Janssen

O Ministério da Saúde atualizou a recomendação quanto à vacina da Janssen, aplicada anteriormente como dose única. A partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta.

No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única.” Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, os que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante e  completados cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente”.

Como explica Gonçalo de Barros, a Vacina da Janssen, será entregue pelo Ministério da Saúde aos Estados e consequentemente aos municípios. “No Município de Várzea Grande foram aplicadas somente 6.400 doses deste imunizante. As pessoas que tomaram esta vacina, vão ser comunicadas e agendas, assim que os imunizantes estiverem disponíveis”, esclareceu Gonçalo de Barros.

Calendário de Vacinação:

Sexta-feira (19) – A Vacinação ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 20 h. Serão imunizados as pessoas agendadas e confirmadas com a terceira dose de 18 anos acima, pessoas que ainda não se vacinaram, e aquelas que não tomaram a segunda dose.

Sábado (20) – O ponto de vacinação que ficará aberto é o Parque Berneck, das 8h às 16h.

Na segunda-feira (22) – A vacinação será no ponto do Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16h.

Nesta semana as Unidades Municipais de Saúde que funcionarão entre 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16 horas são:

1 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia;
2 – UBS Santa Isabel;
3 – UBS Cabo Michel;
4 – Clínica de Atenção Primária Jardim Glória;
5 – Policlínica de Atenção Primária do Cristo Rei;
6 – ESF Jardim Manaíra;
7 – ESF Ouro Verde;
8 – Clínica de Atenção Primária do Ouro Verde.
9 – Policlínica do Parque do Lago

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também