Várzea Grande discute estratégias para superar impactos no ensino

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Várzea Grande discute estratégias para superar impactos no ensino

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Com o diagnóstico do perfil dos alunos, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está discutindo as atividades que serão desempenhadas, a partir de agora, com o intuito de complementar outras ações estratégicas já existentes, no sentido de superar os impactos gerados na formação educacional por conta da pandemia. O terceiro encontro de coordenadores foi realizado entre os dias 27, 30 e 31 de maio, no Anexo I, bairro Aeroporto.

De acordo com a superintendente Luz Marina Coelho, o primeiro encontro reuniu os coordenadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), juntamente com os que trabalham nas escolas do campo (zona rural), no dia 30. Os convidados atuam nas escolas participantes do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA).

Conforme a coordenadora Pedagógica da Smecel, Marli de Jesus, as reuniões fazem parte de um processo de acolhimento dos coordenadores num trabalho de sistematização do resultado do diagnóstico do perfil de entrada e o mês de abril, também para o avanço nas questões das atividades de superação necessárias para a consolidação das habilidades dos alunos, diante do quadro da pandemia e seus reflexos na Educação Municipal.

As rodas de conversa têm como objetivo promover discussões sobre os aspectos pedagógicos do ensino/aprendizagem, focadas no trabalho de recuperação do conteúdo, abordagem de estratégias para o melhoramento do desempenho em sala de aula e os processos de motivação para alunos, professores e gestores na retomada das aulas presenciais na rede pública de Várzea Grande.

Para o secretário Silvio Fidelis, todas as atividades propostas pelas superintendências neste período de retorno presencial em sala de aula são importantes na medida em que a retomada exige planejamento, esforço, dedicação e comprometimento de todos os profissionais da Educação do município.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, considera que o retorno das atividades em sala de aula exige um esforço efetivo de todos, para que toda sociedade consiga recuperar a ausência dos estudantes nas escolas e minimizar as deficiências no aprendizado dos conteúdos que tiveram sua aplicação prejudicada durante o período da pandemia.

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