‘Vaquinha’ online arrecada dinheiro para consertar carroça de catador

Redação PH

Redação PH

'vaquinha' online arrecada dinheiro para consertar carroça de catador

‘Vaquinha’ online arrecada dinheiro para consertar carroça de catador

Uma "vaquinha" online, criada para arrecadar fundos para reformar a carroça de um catador de materiais recicláveis de Cuiabá, atingiu a meta em menos de 48 horas. O catador, conhecido como Seo Arides, tem 89 anos e a carroça é sua única fonte de renda. A campanha foi lançada na manhã da última quinta-feira (20) e após grande mobilização nas redes sociais, ultrapassou a meta no início da tarde dessa sexta-feira (21).
A vaquinha foi criada pelo publicitário e designer gráfico Maurício Mota, que reside no mesmo bairro que o catador. Segundo o publicitário, a reforma da carroça vai custar R$ 180, mas a meta foi colocada em R$ 250, com o objetivo de comprar uma cesta básica para Seo Arides. Ainda de acordo com o publicitário, é necessário substituir os aros, os pneus, as câmaras e raios das duas rodas da carroça.
Maurício conta que, no início de setembro, soube que o projeto itinerante “Pimp My Carroça” estaria em Cuiabá e lembrou imediatamente do catador. O projeto é voluntário e percorre o país reformando as carroças de catadores de lixo reciclável. No evento, as carroças recebem serviços de funilaria, borracharia, instalação de kits de segurança e pinturas de grafiteiros.
“Eu levei o Seo Arides para o evento, que ocorreu no dia 3 de setembro no Bairro Cpa III, porque notoriamente ele não iria saber do evento sozinho, o que seria uma pena. Acabamos criando um laço após evento”, conta Maurício.
Segundo o publicitário, ele não tinha como levar a carroça até o local do evento, então entrou em contato com os organizadores do projeto, que disponibilizaram um caminhão para buscá-la. “Levaram a carroça e o Seo Arides foi de táxi, junto comigo”, diz.
No evento, a carroça do catador ganhou reparos na parte externa, colocação de grades e uma pintura feita por um grafiteiro local. “Como a carroça dele ficou com as rodas antigas e empenadas com ferrugem, eu falei que ia ajudar. Mas, na correria, eu não conseguia me organizar para isso e também não tinha do meu bolso o valor”, explicou o publicitário.
Maurício conta que antes de ter a ideia de fazer a vaquinha online, fez vídeos contando a história do catador, mas achou que não estavam suficientemente bem editados. “Então me lembrei da vaquinha, organizei para lançar a campanha e está dando certo. Na verdade, já deu certo, porque já atingiu 110% da cota e já tem mais uma quantia considerável de boletos a confirmar. Vamos esperar até o final da data programada, 5 de novembro, para ver se esses outros boletos caem”, diz.
Até às 16h desta sexta-feira (21), a campanha já havia arrecadado R$ 275, ultrapassando a meta. Os boletos pendentes já somavam a quantia de R$ 1.107. “Se cair, será ótimo. A ideia é fazer uma boa compra de mercado com o extra que vai cair, vai dar para comprar bem mais cestas básicas, roupas, tênis, remédios e tudo que for preciso para ajudar Seo Arides e a família”, disse.

+ Acessados

Veja Também