Unidades de Saúde da Família serão fruto de estudo de doutorado em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

unidades de saúde da família serão fruto de estudo de doutorado em rondonópolis

Unidades de Saúde da Família serão fruto de estudo de doutorado em Rondonópolis

A pesquisadora Lorena Araújo Ribeiro, doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso, executará, sob orientação do Prof. Dr. João Henrique G. Scatena, a pesquisa intitulada “Avaliação da Estratégia de Saúde da Família do Município de Rondonópolis – Mato Grosso”.

O estudo desenvolvido pela doutoranda tem como objetivo avaliar as Unidades de Saúde da Família (USF) de Rondonópolis com mais de dois anos de funcionamento. De acordo com a pesquisadora os USF serão investigados quanto à capacidade de ser acessível à população em primeira instância; de oferecer uma fonte continuada e de longa duração de atenção; de proporcionar abordagens mais integrais; de promover articulação entre um conjunto de serviços e informações com vistas a responder às necessidades de saúde dos usuários; e de orientar as práticas assistenciais a indivíduos, família e comunidade.

“Parte da coleta de dados será realizada por meio de aplicação de questionário sociodemográfico e do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool), ferramenta de grande relevância no âmbito da avaliação no contexto nacional e internacional, que possibilita a mensuração de aspectos de estrutura e processo dos serviços de Atenção Primária à Saúde”, explica.

Serão entrevistados usuários adultos das Unidades de Saúde da Família, além de médicos e enfermeiros alocados nesses serviços. As entrevistas serão realizadas por alunos do Curso de Graduação em Enfermagem e Medicina da UFMT, sob a coordenação da professora Lorena Araújo Ribeiro.“É importante salientar que os acadêmicos estarão devidamente identificados por meio do uso de uniforme, crachá e jaleco”, ressalta a pesquisadora.

Além oportunizar informações sobre a qualidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no cenário atual, a pesquisa se propõe a descrever a estruturação e evolução desses serviços em Rondonópolis-MT.Para tanto serão levantados documentos institucionais do Escritório Regional de Saúde, das Secretarias Municipal e de Estado de Saúde, além da realização de entrevista com informantes chaves.

Segundo a pesquisadora, este estudo visa avançar na discussão da qualidade de ações e serviços em saúde, além de oferecer subsídios à gestão para planejamentos mais estratégicos e condizentes com as realidades locais, resultando no uso inteligente dos recursos existentes.

“A participação da população é muito importante para que se possa melhorar a assistência ofertada pelas Unidades de Saúde da Família, pois através das entrevistas será possível conhecer as diferentes realidades e problemas que município de Rondonópolis enfrenta no atendimento a indivíduos e coletividades”, finaliza Lorena.

+ Acessados

Veja Também