União conta com craques da seleção em sua história

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Odvan vestiu a camisa do União e da Seleção Brasileira

União conta com craques da seleção em sua história

Compartilhe:

Apesar de jamais ter disputado uma Série A  do Campeonato Brasileiro ou qualquer competição internacional, o União Esporte Clube teve em seus 46 anos de história, jogadores que, no passado, vestiram a camisa da Seleção Brasileira.

Um deles foi o lateral Eduardo, que nos anos 80, vestiu camisas de grandes times do Rio e chegou a ser convocado por Sebastião Lazaroni, às vésperas da Copa de 90 na Itália. Eduardo veio para o União, em 2000, contratado na reta final do campeonato estadual daquele ano, junto ao Friburguense do Rio de Janeiro.  A passagem do jogador, já em fim de carreira, foi discreta.

Outro jogador que havia sido convocado pela Seleção Brasileira e veio parar no União foi o meia atacante João Santos que em 2003 foi contratado pelo então presidente Pedro Jacyr Bongiolo. Naquela oportunidade, João Santos que havia defendido durante anos, o Fluminense e Vasco, estava no Bragantino. O meia chegou a ser convocado por Falcão, após a Copa de 90.

Depois de João Santos, o União trouxe em 2007, o meia Elivelton, jogador campeão do Mundo pelo São Paulo e com passagens destacadas e conquistas pelo Cruzeiro, Corinthians e Palmeiras. Elivelton chegou a ser convocado para a Seleção em 1991 e disputou a Copa América de 1993, sendo comandado por Carlos Alberto Parreira.

O jogador no União não teve destaque e chegou a ficar no banco de reservas, sendo barrado pelo então técnico do Colorado, Éder Taques.

Após Elivelton,  o União teve outro jogador de Seleção, o zagueirão Odvan, que em 1998 foi convocado por Zagallo, na fase pré-Copa.  No Colorado, Odvan jogou em 2009 e teve atuação destacada na vitória diante do Inter de Porto Alegre no Estádio Luthero Lopes pela Copa do Brasil. No jogo de volta, o zagueiro acabou sendo expulso, depois de uma áspera discussão com arbitro da partida Wagner Tardelli, o União saiu derrotado no Beira-Rio por 2 a 0.

Por último; Paulo Almeida que foi convocado em 2003 para defender a Seleção Olímpica, comandada por Ricardo Gomes. O jogador que foi campeão pelo Santos, teve atuação destacada pelo Colorado em 2010, quando levantou a taça do Mato-grossense, daquele ano.

TREINADORES- Nestes 45 anos de história, o Colorado também teve treinadores que quando foram jogadores vestiram a Amarelinha. Um desses treinadores foi Carbone que foi jogador da seleção na década de 60 e chegou ao União em 2003. No entanto, Carbone teve vida curta no comando da equipe sendo goleado pelo Juventude de Primavera do Leste e demitido logo em seguida. O treinador acabou sendo substituído por Gilson Lira.

Em 2000, Edson Boaro, foi treinador da equipe. O ex-lateral do Corinthians foi jogador da Seleção Brasileira na década de 80, disputando inclusive uma Copa do Mundo de 86, do México. Boaro foi demitido antes da segunda fase daquele estadual.

Márcio Rossini é outro ex-jogador de Seleção que foi treinador do Colorado. Rossini que era zagueiro do Santos jogou um amistoso pela Seleção na década de 80. No União, como treinador, foi vice-campeão estadual de 1997.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também