UFMT de Rondonópolis realiza novo ciclo de debates sobre Democracia e Direitos Humanos

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

UFMT de Rondonópolis realiza novo ciclo de debates sobre Democracia e Direitos Humanos

Será realizado na próxima quinta-feira (25), a partir das 08hno saguão central do câmpus da UFMT de Rondonópolis uma série de atividades, dentre elas, palestra, mesa redonda e apresentações culturais, sobre Democracia e Direitos Humanos. Sendo os direitos humanos essenciais para uma vida digna para todas as pessoas, o evento pretende refletir sobre a defesa da garantia da liberdade e da vida.

Para tanto, o ciclo de debates será presidido por especialistas no assunto: dois professores-pesquisadores de instituições de ensino de Brasília e uma professora-pesquisadora da UFMT. O Professor Dr. Delmo Arguelhe falará sobre os “Movimentos Sociais e Direitos Humanos” e a Professora Dra. Iolanda Bezerra dos Santos Brandão discorrerá sobre “Um panorama da Política Nacional para a População em Situação de Rua”. Essa mesa redonda será mediada pela professora Dra. Priscila de Oliveira Xavier Scudder do Departamento de História da UFMT.

De acordo com a presidente da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), Professora Dra. Ivanete Rodrigues dos Santos, é comum ao se falar sobre estas questões que os direitos humanos servem para defender bandidos. E não é nada disso. Pois, independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos. Todas as pessoas tem direito à vida, à liberdade de opinião e de expressão, bem como o direito de ter acesso à educação, ao trabalho, ao lazer, à cultura e outros direitos que são garantidos constitucionalmente.

“Precisamos nos abrir para todos os assuntos que dizem respeito ao ser humano sem preconceito. Estamos vivendo um momento de perda de direitos dentre eles o de liberdade de expressão, de liberdade intelectual, de liberdade política, da pluralidade de ideias, em que a visão de mundo de um grupo quer se sobrepor aos interesses das camadas majoritárias da sociedade brasileira. Defender a democracia, implica uma defesa intransigente da liberdade e da vida, contra toda forma de discriminação e ataque às liberdades individuais e coletivas”, explica Ivanete.

O debate acontecerá durante todo o período da manhã. A tarde, a partir das três horas, haverá apresentações culturais, como de músicas e dança. A noite, às sete horas terá encenação teatral. As atividades de dia ocorrerão no bloco central do câmpus da UFMT e a da noite será no auditório do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade (Neati), localizado na parte aos fundos dos blocos. “Convidamos toda a sociedade rondonopolitana a estar conosco mais uma vez nesse importante e democrático evento. Vamos falar de assuntos que interessam à todos e interferem na vida de cada cidadão. Venham dialogar com a UFMT”, ressalta a professora e presidente da Adufmat Ivanete. O evento é gratuito.

+ Acessados

Veja Também