Turismo futebolístico: veja locais que todo bom torcedor deve conhecer

Turismo futebolístico: veja locais que todo bom torcedor deve conhecer

Compartilhe:

Para o amante do futebol, não basta apenas assistir a uma partida pela televisão. O aficionado pelo esporte também cultiva o desejo de ver de perto os grandes clássicos e disputas pelos títulos, além de conhecer os estádios dos principais times do mundo. É dessa paixão que cada vez mais clubes investem no turismo futebolístico, modalidade de turismo que procura proporcionar uma experiência enriquecedora para os torcedores.

Se você já garantiu sua estadia em um hotel no Rio de Janeiro , sabe que deve incluir o Maracanã no seu roteiro. Contudo, esse não é o único estádio que merece ser visitado, já que existe uma diversidade de estádios, no Brasil e no mundo, que precisam ser conhecidos para quem é apaixonado pelo esporte. Confira algumas sugestões abaixo. 

Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil

Essa lista não pode começar sem falar do estádio mais conhecido do Brasil. Considerado um templo do futebol, o estádio Jornalista Mário Filho, o popular Maracanã foi construído para a Copa do Mundo de 1950. Ela foi a primeira que ocorreu fora da Europa e na qual o Brasil foi vice-campeão mundial para o Uruguai, no eterno episódio do Maracanazo.

Ao longo das décadas, o estádio foi palco para os principais times do Rio de Janeiro, por onde desfilaram craques como Garrincha, Roberto Dinamite, Zico e Renato Gaúcho. Também foi nele que Pelé, o Rei do Futebol, marcou o seu milésimo gol. Por muitos anos, o Maracanã também foi o considerado o maior estádio do mundo, tornando-se sinônimo de estádio lotado, sendo uma verdadeira segunda casa para milhares de torcedores.

Hoje, o estádio conta com tour guiado e não guiado para quem deseja conhecer mais sobre a história do estádio e dos diversos craques que passaram por lá. Assim, vale a pena visitar o local mesmo que não seja em dias de jogos. 

Mineirão – Belo Horizonte, Brasil

Parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mineirão foi projetado por um dos mais célebres arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer. Palco dos principais times de Minas Gerais, o estádio também foi pano de fundo para um dos episódios mais amargos do futebol brasileiro: a goleada de 7×1 sofrida pelo Brasil contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2014.

O Mineirão também abriga o Museu Brasileiro do Futebol, um espaço importante que busca preservar artefatos do futebol brasileiro. Ele também conta com exposições que promovem a imersão para os visitantes, que têm a oportunidade de conhecer muito mais sobre a história do esporte. 

La Bombonera – Buenos Aires, Argentina

Residência de um dos clubes mais conhecidos da América do Sul, o Boca Juniors, La Bombonera é uma visita obrigatória para qualquer apaixonado pelo futebol que for a Buenos Aires. A atmosfera criada pela torcida do time em dias de jogos é única, carregada de paixão, vibração e muita euforia para empurrar o clube.

Quem não puder visitar o estádio em dias de jogos pode fazer um tour pelo Museo de La Pasión Boquense, que conta a história do Boca Juniors e destaca seus momentos de glória. Também é possível fazer um tour guiado para conhecer a La Bombonera, tendo uma dimensão da grandiosidade do estádio. 

Monumental de Nuñez – Buenos Aires, Argentina

Aproveite a viagem a Buenos Aires para conhecer outro grande estádio de futebol: o Monumental de Nuñez, casa do River Plate, grande rival do Boca Juniors. O Monumental é o maior estádio da Argentina e, assim como La Bombonera, tem uma atmosfera única em dias de grandes jogos.

Ele também conta com um museu futurista e moderno, que conta a história tanto do River quanto de alguns dos principais momentos do futebol argentino. Para quem é apaixonado pelo esporte, é uma ótima chance de conhecer mais sobre a história do futebol. 

Camp Nou – Barcelona, Espanha

Inaugurado em 1957, o Camp Nou, casa do Barcelona, é o maior estádio da Europa: tem capacidade para 100 mil torcedores. Nos últimos anos, ele tornou-se muito mais procurado por turistas e visitantes, que queriam ter a chance de ver de perto o futebol jogado por Lionel Messi, um dos grandes nomes do esporte de todos os tempos.

Para conhecer mais sobre a história do clube e sua relação com a região da Catalunha, vale a pena visitar espaços como o museu do estádio. Ele também abriga outras atrações, como a Zona Multimídia e o Espaço Messi, que tornam essa visita completa. 

Old Trafford – Manchester, Inglaterra

Fechando a lista está o Old Trafford, também conhecido como o “Teatro dos Sonhos”. A casa do Manchester United é um dos destinos mais procurados pelos amantes do futebol que vão à Inglaterra, sendo que o clube inglês tem admiradores espalhados pelo mundo todo.

A visita guiada inclui a oportunidade de conhecer não apenas o estádio, mas também o museu, que conta com uma mostra que aborda a cobertura da imprensa ao longo do tempo. Um dos momentos mais marcantes é o acidente aéreo de 1958, no qual o avião que transportava a delegação do Manchester caiu enquanto levava o time para a Alemanha.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp