Trump divulga foto de cachorro que participou de operação que matou líder do Estado Islâmico

Foto: Reprodução/Twitter

Trump divulga foto de cachorro que participou de operação que matou líder do Estado Islâmico

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, divulgou uma foto nesta segunda-feira (28) que mostra o cachorro que participou da operação militar que resultou na morte do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi. O nome do animal não foi revelado.

“Nós tiramos a confidencialidade da foto do cachorro maravilhoso (nome confidencial) que fez um grande trabalho em capturar e matar o líder do EI, Abu Bakr Al-Baghdadi”, disse Trump no Twitter.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1188909031403900928

Corpo de líder do Estado Islâmico é jogado no mar

Os restos mortais do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi foram jogados no mar, informou o Pentágono nesta segunda-feira (28).

A confirmação ocorre após o conselheiro americano de Segurança Nacional, Robert O’Brien, ter sugerido que a providência seria a mesma que foi tomada com o corpo de Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda, morto em 2011.

“Os restos mortais de al-Baghdadi foram transportados para uma instalação segura para confirmar sua identidade com testes de DNA e o descarte de seus restos mortais foi feito e está completo e foi tratado de maneira apropriada”, disse o chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, Mark Milley.

Durante entrevista coletiva, ele ainda anunciou que não há planos de compartilhar as imagens do ataque contra al-Baghdadi. Mas as fotos e vídeos estão passando por “um processo de desclassificação”. Por sua vez, o chefe do Pentágono, Mark Esper, explicou que, apesar do assassinato do líder do grupo jihadista, a “situação na Síria permanece complexa” e pelo menos duas pessoas foram detidas na blitz realizada ontem.

Segundo Milley, as tropas americanas continuarão protegendo os campos de petróleo da região dos militantes do EI, embora “no final do dia, enviará as tropas para casa”.

Entenda o caso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista coletiva neste domingo (27) que o líder do Estado Islâmico (Isis), Abu Bakr Al-Bhagdadi, foi morto após ter sido emboscado por uma operação do governo do país no noroeste da Síria.

“Ele foi o fundador do Isis, a mais impiedosa e violenta organização do mundo. Os EUA estavam procurando Bhagdadi por muitos anos. Capturar ou matar Bhagdadi se tornou a prioridade em segurança nacional da minha administração”, declarou Trump.

O governante norte-americano relatou que o líder da organização terrorista tentou escapar mas entrou em um túnel sem saída. Diante da situação, ele teria matado três crianças e depois se suicidado. Outras 11 crianças teriam sido retiradas sem ferimentos do local onde o líder do Isis foi encontrado, acrescentou Trump.

O presidente informou que nenhum agente envolvido na operação conduzida pelas forças de segurança estadunidenses foi morto. Já “uma grande quantidade de lutadores de Bhagdadi” morreu junto com o líder do Isis.

+ Acessados

Veja Também