Três escolas municipais de Várzea Grande são premiadas em Edital do Programa Escolas Criativas

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Três escolas municipais de Várzea Grande são premiadas em Edital do Programa Escolas Criativas

Compartilhe:

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Ana Francisca, Antônio Gomes e Elias Domingos tiveram suas práticas premiadas na categoria 2 do Edital Nossa Escola Mais Criativa. As propostas vencedoras da categoria Práticas Inspiradoras foram submetidas pelos participantes que integram o Programa Escolas Criativas neste edital.

De acordo com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o trabalho das unidades da rede municipal de Várzea Grande vem sendo reconhecido e tem ganhado destaque no Programa Escolas Criativas. Especialmente em relação à implementação do “Projeto Paixão” em 2023, que a partir do contexto e interesse das dez escolas participantes do programa, constituiu-se um projeto institucional com a abordagem da aprendizagem criativa desdobrando-se em práticas pedagógicas criativas.

“As práticas submetidas no Edital evidenciam essa aprendizagem ‘mão na massa’ e o protagonismo dos estudantes nas práticas relacionadas ao Projeto Paixão e a atuação do Programa Escolas Criativas nessas unidades”, disse.

Na EMEB Ana Francisca, a partir do Projeto Paixão que contava com aulas de Capoeira e educação para as relações étnico-raciais nesse contexto, conduzido pela professora Gloria Maria A. S. Scolari, transformou as ações da alfabetização e foi vencedora com a prática ‘Pipoquinha’ da leitura.

Glória Maria, que é professora do 3° ano, relatou que diante da dificuldade das crianças na leitura e escrita, surgiu a ideia da latinha da leitura, (que contém variados textos para leitura). As crianças deram a ela o nome de “Pipoquinha da leitura” e passou a ser usada em diversos momentos com entusiasmo, inclusive no intervalo. A professora ficou feliz, pois a prática resultou em avanços significativos na aprendizagem, e diante do resultado do edital, afirmou que se sentia lisonjeada e valorizada com o resultado. “Me senti muito feliz” disse.

Na EMEB Antônio Gomes, o Projeto Paixão pretendeu aproximar a família da unidade, estreitando laços com a unidade, visando otimizar o uso dos espaços da escola por meio de oficinas e experiências de construção criativa. Dessa forma, a professora Dennize A. Silva, propôs à sua turma do 2º ano a prática “Meu espaço, minha escola”, que contou com pesquisas e entrevistas para compreender a escola desde a fundação até a atualidade e por fim, a partir do interesse das crianças, produziram a maquete da escola usando materiais reaproveitados. O reconhecimento por meio da premiação dessa prática foi consequência do excelente trabalho da professora, do engajamento familiar e dos estudantes nas propostas. 

Para os alunos da escola do campo, EMEB Elias Domingos, o interesse pelas tecnologias deu origem a um Projeto Paixão de vivência dessas tecnologias por meio da linguagem da programação, criação de jogos usando o Scratch, e a partir do interesse de um dos estudantes, a confecção de um Braço Hidráulico Mecânico, no qual um grupo de adolescente trabalhou com apoio do coordenador Adão José A. Reis em todo processo de prototipação até a versão final que foi exposto pelos estudantes na Mostra Cultural da Escola. O Projeto Paixão da unidade e as duas práticas descritas acima estão entre as 150 práticas premiadas no edital. 

O secretário Silvio Fidelis informou que a rede municipal de Várzea Grande foi contemplada com o Programa Escolas Criativas em 2022, após um criterioso processo seletivo. “Atualmente, dez unidades escolares participam do programa, entre escolas da área urbana e do campo. São elas: EMEB Ana Francisca de Barros, EMEB Antônio Gomes da Cruz, EMEB Ana Rosa da Silva, EMEB Armindo de Arruda Campos, EMEB Elias Domingos, EMEB Luís Reveles Pereira, EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, EMEB Nair de Oliveira Corrêa, EMEB Napoleão José da Costa e EMEB Tenente Waldemiro Delgado Bertúlio”, nominou.

Edital – Em 2023, diante do trabalho desenvolvido pelas Redes de Ensino do Programa Escolas Criativas, para dar maior visibilidade, reconhecer e fomentar as boas práticas, foi lançado o edital Nossa Escola Mais Criativa: Premiação de Práticas Inspiradoras.

O edital em questão entende como Práticas Inspiradoras experiências, iniciativas, ações que indicam algum nível de melhora nos processos educativos, sejam na aprendizagem da criança ou no trabalho do professor. O edital estabelecia Premiações de Reconhecimento e fomento em 3 categorias: categoria 1, Ações de transformação da Escola; categoria 2, Práticas Inspiradoras e categoria 3 Práticas Inspiradoras da Secretaria de mobilização para o edital Nossa Escola Mais Criativa.

“As nossas unidades submeteram algumas propostas nas categorias 1 e 2 e tivemos as práticas descritas acima premiadas na categoria 2. Esta categoria objetivou reconhecer práticas inspiradoras, realizadas e alinhadas às dimensões de uma Escola Criativa, submetidas individualmente por um membro da escola ou secretaria, para compor um banco permanente”, explicou o secretário. 

Premiação categoria 2 – Todas as práticas submetidas à avaliação ganharão Certificado de participação e irão constar no Mapa das Escolas Criativas (proponente escolhe a escola principal de cadastro). As práticas que atenderem aos critérios de avaliação participarão do e-book (com ISBN) de boas práticas e outros canais de divulgação ao longo de 2024, receberão certificado de reconhecimento quando da publicação da prática. Dentre os 150 proponentes de Práticas Inspiradoras participantes, unidades selecionadas em grupos irão receber uma formação de 40 horas em aprofundamento das Dimensões de Uma Escola Criativa ao longo de 2024.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também