Transporte coletivo vira calcanhar de Aquiles e foco de críticas de adversários e aliados

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Foto: Felipe Godoi/Gcom

Transporte coletivo vira calcanhar de Aquiles e foco de críticas de adversários e aliados

O transporte coletivo tornou-se uma espécie de calcanhar de Aquiles para o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) e seu pré-candidato à sucessão, Paulo José Correia (PSB) . O fato da Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC) não estar funcionando como deveria, pelo menos na visão de seus adversários, tem contribuído para aumentar as críticas a Pátio e, consequentemente, a Paulo José.

Os principais opositores do grupo do prefeito na disputa eleitoral deste ano não têm poupado críticas ao processo. Eles alegam que o transporte coletivo de Rondonópolis, ao invés de melhorar com a chegada da autarquia, acabou piorando. As críticas vêm tanto dos principais opositores do prefeito quanto de aliados.

Thiago Silva reclama da situação

Por exemplo, o deputado estadual Tiago Silva tem manifestado constantemente a insatisfação da população com o sistema. Publicamente, ele tem mencionado em várias reuniões que muitas pessoas estão sendo prejudicadas pela forma como o sistema de transporte coletivo está funcionando.

Leia mais sobre o assunto: Secretária vai à Câmara para explicar situação da Autarquia

No entanto, as críticas dos adversários do prefeito não param por aí. Cláudio Ferreira, o paisagista, por exemplo, tem feito também críticas ácidas ao transporte coletivo de Rondonópolis.

Deputado dispara contra o sistema do transporte

“A população está perdendo no transporte público porque não está sendo assistida. A prefeitura não aumentou a quantidade de horários das linhas nos bairros da cidade e, ao mesmo tempo, está gastando muito mais. E o pior de tudo é que nós não temos informações claras em relação a isso, sobre o dinheiro que poderia ser bem usado para melhorar o transporte coletivo e o trânsito de Rondonópolis, mas infelizmente não está”, declarou o parlamentar.

Mas as críticas não são somente dos adversários. Aliados também estão mostrando descontentamento com a condução do transporte coletivo de Rondonópolis. O vice-prefeito de Rondonópolis. Foi radical com relação a isso.

Nas redes sociais, ele fez um verdadeiro desabafo sobre a situação.

Aylon diz que situação é lamentável

“A situação do transporte coletivo em nossa cidade é lamentável. Eu, que percorri o Brasil e o mundo buscando formas de melhorar a mobilidade urbana, entendo que o transporte coletivo é a melhor opção. Por isso, estamos trabalhando firmemente, defendendo o transporte coletivo gratuito, uma realidade em mais de 150 municípios no Brasil. Acredito que é possível implementar isso em Rondonópolis.”

Na Câmara de vereadores, o assunto também sempre tem vindo à tona. A presidente da autarquia, Priscila Paiva, inclusive, chegou a ser convocada pelos vereadores para apresentar um relatório. do que realmente está acontecendo.

O vereador Jonas Rodrigues, o Dr Jonas, chegou a pedir o rompimento do contrato entre a prefeitura e a autarquia, com a empresa terceirizada para a contratação de motoristas, reclamando que o mesmo não estaria sendo cumprindo à risca.

Priscila, na Câmara de vereadores, disse que neste mês de março, todo estará regularizado e o serviço, segundo ela, funcionando normalmente. Sobre o contrato com a empresa terceirizada, ela disse que a mesma foi notificada das falhas.

Priscila diz que falhas estão sendo corrigidas e sistema vai melhorar em março

Ela explicou que houve uma grande dificuldade na transição entre a cidade de Pedra e a contratação de uma cooperativa para prestação de serviços de motorista e que essa questão está sendo equacionada.

Ela ainda disse que das 26 linhas previstas, 20 já estão funcionando e possivelmente, neste mais de março, tudo estará dentro de acordo.

O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do pátio. Na semana passada, declarou que entende o problema. Ele disse ainda que uma pesquisa de opinião pública mostra o que realmente está acontecendo. Pátio, no entanto, apesar de reconhecer o problema, destacou que medidas para solucionar de uma vez por todas a questão do transporte coletivo estão sendo feitas. Ele ainda afirmou que a tendência é melhorar o serviço e não piorar.

Acompanhe nosso Instagram e Twitter do Primeira Hora para mais conteúdos informativos.

+ Acessados

Veja Também