Trabalho preventivo evita incêndios em Terra Indígena

Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Parceria de moradores com o Corpo de Bombeiros é considerada fundamental para o sucesso do trabalho. (Foto: CB)

Trabalho preventivo evita incêndios em Terra Indígena

Com ações eficazes coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondonópolis, não houve a incidência de nenhum incêndio nos meses de julho e agosto na Terra Indígena Tadarimana.

Concluindo as etapas de prevenção e preparação desenvolvidas conforme o Planejamento Estratégico da Diretoria Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, juntamente com deliberações do Comitê Municipal do Fogo, o Corpo de Bombeiros Militar do município de Rondonópolis realizou entre os meses de julho e agosto ações junto a Comunidade Indígena Bororo, da TI Tadarimana.

Nesse período foram desenvolvidas ações como Curso de Formação de Brigada de Incêndio Florestal, que objetiva aumentar a capilaridade operacional do Corpo de Bombeiros e capacitar os brigadistas para atuarem na primeira resposta aos incêndios, até a chegada da instituição no teatro de operações. Construção de aceiros, alargando as estradas da aldeia diminuindo assim a propagação de incêndios pela diminuição da biomassa e prevenindo a passagem do fogo.

Além das estradas, o Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente, realizou isolamento das 8 aldeias que compõem o complexo da Terra Indígena Tadarimana, ação que visa manter sob controle qualquer possível início de incêndio que por ventura ocorra próximo às residências, impedindo que alcance a floresta.

As ações de prevenção também realizaram palestras educativas junto as crianças e a comunidade, visando desenvolver a conscientização ambiental e social desta geração. O Corpo de Bombeiros também trabalhou em parceria com a Coder, que realizou reparos importantes no tanque de água sobre rodas pertencente a aldeia, e que estava avariado desde a temporada de incêndio do ano anterior.

Com o incremento desse equipamento além de assopradores, mochilas costais, fardamento adequado, a Reserva possui condições de dar o primeiro combate aos focos que surgirem, diminuindo a chance de grandes incêndios naquela região.

“Portanto é importantíssimo destacar o trabalho sinérgico entre o Corpo de Bombeiros e a comunidade indígena, através das lideranças composta pelo Cacique Marcelo e o líder da brigada, Cícero, que propiciaram até o momento, findando agosto, que nenhum foco de incêndio ocorresse dentro da extensa área da TI Tadarimana”, diz a nota do Corpo de Bombeiros.

Com o apoio da Funai de Rondonópolis, Coder de Rondonópolis, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura de Rondonópolis e da comunidade Indígena através das lideranças a temporada se estiagem tem se mantido sem alterações.

+ Acessados

Veja Também