Trabalhadores da Assistência Social de Cuiabá relatam sentimento de alívio por ter recebido a primeira dose da vacina

Trabalhadores da Assistência Social de Cuiabá relatam sentimento de alívio por ter recebido a primeira dose da vacina

“Ter recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus se traduz em sentimento de alívio e muito mais tranquilidade ao sair para trabalhar e deixar minha mãe que já é idosa em casa”. Esse foi o relato da servidora pública efetiva da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Jucicleia Martins da Costa. Ela atualmente ocupa o cargo de coordenadora de Políticas e Gestão Estratégica e foi uma das dez selecionadas a receberem a vacina durante a cerimônia simbólica para início da vacinação desse grupo prioritário, no último dia 18 de maio.

Ela conta que foram dias de muita angústia e insegurança. “Todos os dias ao sair para trabalhar ficava muito dividida, pois sabia da minha missão que é o de ofertar serviços essenciais para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e correndo riscos de contrair a doença e passar para minha mãe de 83 anos. Mas graças a Deus e ao nosso prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro, por ser uma gestão humanizada entendeu a importância da imunização dos trabalhadores da pasta social do município”, declarou Cleia.

A secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa lembra que o anúncio foi feito no dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio, pela primeira-dama. “O presente desse ano aos assistentes sociais foi dobrado, não só pela valorização e reconhecimentos dos serviços prestados à população vulnerável como a oportunidade da vacina, sendo algo muito esperado por todos diante desse momento de maior crise sanitária. Mais uma vez obrigada a nossa primeira-dama que sempre olha com muito carinho e atenção às causas sociais do nosso município”, pontuou Clausi.

Ao todo serão imunizados 1093 servidores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O cadastro desses profissionais já está aberto, devendo ser realizado por meio do site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/.

“Nossos valorosos profissionais de assistência social estiveram e estão na rua diariamente ajudando a população com as medidas sociais da prefeitura. A política de assistência social nunca foi tão exigida como nesta pandemia. Seus profissionais precisam ser valorizados e oferecer essa imunização, garantir a sua saúde para continuar promovendo a justiça social em Cuiabá, é fundamental”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Quem também agradeceu a iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro por entender que os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social são atividades essenciais foi a coordenadora da Casa de Amparo- referência para mulheres vítimas de violência, Fabiana Soares. “Trabalhamos na linha de frente. Todos os dias temos contato com diferentes pessoas, estamos em diversos lugares e não temos como saber se os cuidados necessários estão sendo tomados. Agora, mesmo sabendo que não estou completamente imunizada, saio de casa bem mais tranquila”, comentou. Fabiana também é servidora efetiva e é Assistente Social.

Com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), Estados e Municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas e doses disponibilizadas.

A Prefeitura de Cuiabá – por meio da campanha ‘Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar’ mantem pontos de vacinação distribuídos em diferentes pontos na capital, sendo no Centro de Eventos Pantanal, Sesc Balneário, SENAI do Porto, Assembleia Legislativa.

+ Acessados

Veja Também