Trabalhadores da Assistência Social de Cuiabá relatam sentimento de alívio por ter recebido a primeira dose da vacina

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Trabalhadores da Assistência Social de Cuiabá relatam sentimento de alívio por ter recebido a primeira dose da vacina

Compartilhe:

“Ter recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus se traduz em sentimento de alívio e muito mais tranquilidade ao sair para trabalhar e deixar minha mãe que já é idosa em casa”. Esse foi o relato da servidora pública efetiva da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Jucicleia Martins da Costa. Ela atualmente ocupa o cargo de coordenadora de Políticas e Gestão Estratégica e foi uma das dez selecionadas a receberem a vacina durante a cerimônia simbólica para início da vacinação desse grupo prioritário, no último dia 18 de maio.

Ela conta que foram dias de muita angústia e insegurança. “Todos os dias ao sair para trabalhar ficava muito dividida, pois sabia da minha missão que é o de ofertar serviços essenciais para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e correndo riscos de contrair a doença e passar para minha mãe de 83 anos. Mas graças a Deus e ao nosso prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro, por ser uma gestão humanizada entendeu a importância da imunização dos trabalhadores da pasta social do município”, declarou Cleia.

A secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa lembra que o anúncio foi feito no dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio, pela primeira-dama. “O presente desse ano aos assistentes sociais foi dobrado, não só pela valorização e reconhecimentos dos serviços prestados à população vulnerável como a oportunidade da vacina, sendo algo muito esperado por todos diante desse momento de maior crise sanitária. Mais uma vez obrigada a nossa primeira-dama que sempre olha com muito carinho e atenção às causas sociais do nosso município”, pontuou Clausi.

Ao todo serão imunizados 1093 servidores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O cadastro desses profissionais já está aberto, devendo ser realizado por meio do site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/.

“Nossos valorosos profissionais de assistência social estiveram e estão na rua diariamente ajudando a população com as medidas sociais da prefeitura. A política de assistência social nunca foi tão exigida como nesta pandemia. Seus profissionais precisam ser valorizados e oferecer essa imunização, garantir a sua saúde para continuar promovendo a justiça social em Cuiabá, é fundamental”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Quem também agradeceu a iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro por entender que os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social são atividades essenciais foi a coordenadora da Casa de Amparo- referência para mulheres vítimas de violência, Fabiana Soares. “Trabalhamos na linha de frente. Todos os dias temos contato com diferentes pessoas, estamos em diversos lugares e não temos como saber se os cuidados necessários estão sendo tomados. Agora, mesmo sabendo que não estou completamente imunizada, saio de casa bem mais tranquila”, comentou. Fabiana também é servidora efetiva e é Assistente Social.

Com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), Estados e Municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas e doses disponibilizadas.

A Prefeitura de Cuiabá – por meio da campanha ‘Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar’ mantem pontos de vacinação distribuídos em diferentes pontos na capital, sendo no Centro de Eventos Pantanal, Sesc Balneário, SENAI do Porto, Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

Veja Também