Toyota Etios ganhará novos motores feitos no Brasil ainda no 1º semestre

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Toyota Etios ganhará novos motores feitos no Brasil ainda no 1º semestre

Se 2015 foi um ano morno para a Toyota no Brasil, em questão de lançamentos, apenas com a nova geração da Hilux, este ano será mais movimentado para a montadora japonesa. A marca acaba de lançar a nova geração da SW4, que representa um salto na comparação com o modelo anterior, lançado em 2005. E, para os próximos dois meses, prepara novidades para Etios, Hilux, o próprio SW4 e o Prius.
A fábrica de motores de Porto Feliz (SP) deverá ser inaugurada no começo do 2º trimestre. De lá, sairão motores 1.3 e 1.5 que irão equipar o Etios, produzido ali perto, em Sorocaba.
“Esta será a fábrica de motores mais moderna da Toyota em todo o mundo, e estará no Brasil”, afirmou Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da montadora no país.
Tão logo a fábrica comece a operar, o Etios irá ganhar as novas motorizações, deixando de utilizar os 1.3 de 90 cavalos e 1.5 de 96,5 cv que atualmente são importados do Japão. Não foram confirmados números de potência, torque ou consumo, porém, a expectativa é de que os propulsores feitos no Brasil sejam mais eficientes do que os atuais motores do compacto.
Sobre a reestilização do Etios, esperada para este ano, os executivos da marca dizem que não será feita junto com a troca de motores. Porém, deve acontecer ainda em 2016.
Vale lembrar que o Hyundai HB20, lançado na mesma época do Etios, em meados de 2012, já recebeu uma atualização visual. O Chevrolet Onix, outro contemporâneo do Etios, deve passar por isso em breve.
Outro plano para a fábrica de Porto Feliz, porém em um prazo mais longo, é a produção de motores de 2 litros para o Corolla. Atualmente, o componente também é trazido do Japão.
Nova geração do Prius
Também no primeiro semestre a Toyota pretende lançar a nova geração do híbrido Prius, mostrada no final do ano passado, e que estreia nos Estados Unidos nas próximas semanas.
Não há previsão de preço para o modelo, que atualmente custa R$ 117.610, mas um aumento é esperado pelo dólar valorizado frente ao real e a inclusão de novas tecnologias no híbrido.
Também por conta do dólar alto, os estudos para avaliar a viabilidade da produção nacional do modelo, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), estão suspensos. Como as peças seriam trazidas do exterior, o câmbio em alta pesaria contra.
O vice-presidente executivo da marca, no entanto, ainda acredita que este tipo de veículo, que usa um motor a combustão e outro elétrico, ainda pode fazer muito sucesso no Brasil.
“A curva de aceitação de veículos híbridos no Brasil é mais rápida do que na Europa. Se eles demoraram um certo tempo para ter 30% de veículos híbridos nas ruas, acho que esse tempo será menor no Brasil”, disse.
Yaris cancelado
A situação mais delicada é a do sedã Yaris R, modelo que é produzido no México em parceria com a Mazda. A Toyota tinha intenção de lançar o modelo no Brasil no final do ano passado, como um concorrente para o Honda City.
O projeto, porém, foi cancelado pelo mesmo motivo da suspensão da produção nacional do Prius, o dólar em alta. Ele chegaria muito caro por aqui, e tornaria a venda inviável. Com isso, a marca resolveu desistir da importação do modelo.
Hilux flex
No lançamento da nova geração do SW4 com motores a diesel e V6 a gasolina, a marca confirmou que o SUV, bem como a picape Hilux, terão versões com motor flex no segundo semestre deste ano. “Estamos trabalhando nos ajustes deste motor na matriz”, afirmou Anderson Suzuki, gerente de produto da marca.
O executivo não confirmou se o motor usado será uma evolução do 2.7 empregado nos modelos, ou se será um propulsor totalmente novo. A ideia é que a motorização flex represente as versões de entrada da SW4 e da Hilux, as mais baratas do catálogo.
Nova Toyota Hilux 2016 (Foto: Divulgação)

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