Toyota Etios ganha novos motores e câmbio automático

Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

Toyota Etios ganha novos motores e câmbio automático

A Toyota lançou nesta terça-feira (19), em Mogi das Cruzes (SP), a linha 2017 do Etios. Sem alterações estéticas, o modelo mudou consideravelmente em outros aspectos.
Há uma nova família de motores, novas opções de câmbio, manual de 6 marchas ou automático de 4 marchas, e mudanças no acabamento.
Os preços começam em R$ 43.990, para a versão hatch 1.3 X, e pode alcançar os R$ 60.895, na hatch 1.5 Cross automática.
VEJA OS PREÇOS DE CADA VERSÃO DO ETIOS
HATCH
X 1.3 manual – R$ 43.990
X 1.3 automático – R$ 47.490
XS 1.5 manual – R$ 48.995
XS 1.5 automático – R$ 52.495
XLS 1.5 manual – R$ 53.895
XLS 1.5 automático – R$ 57.395
Cross 1.5 manual – R$ 57.395
Cross 1.5 automático – R$ 60.895
SEDÃ
X 1.5L 16V manual – R$ 48.495
X 1.5L 16V automático – R$ 51.995
XS 1.5L 16V manual – R$ 51.695
XS 1.5L 16V automático – R$ 55.195
XLS 1.5L 16V manual – R$ 56.795
XLS 1.5L 16V automático – R$ 60.295
Motores nacionalizados são mais modernos e eficazes (Foto: Divulgação)
Equipamentos
Além de mudanças mecânicas, o Etios 2017 ganhou em equipamentos. A espartana versão X, por exemplo, já traz direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros e travas elétricas. Todas versões também trazer computador de bordo
A XS, seguinte, inclui rádio com Bluetooth e USB, comandos de áudio no volante, detalhes cromados na cabine e, com câmbio automático, controle de cruzeiro.
A XLS, mais completa, ainda tem bancos em couro, rodas de liga leve de 15 polegadas, central multimídia com espelhamento de smartphone na tela, faróis de neblina e retrovisores com repetidores de seta.
Câmbio automático é uma das novidades (Foto: Divulgação)
Novo trem de força
Apesar de manter o deslocamento de 1.3 e 1.5 litro, os motores do Etios são novos. Logo de cara, deixam de ser importados, e passam a ser produzidos na fábrica que a marca inaugurou recentemente em Porto Feliz (SP).
Mais modernos do que os antecessores, eles desenvolvem 98 cavalos e 107 cv, rescpectivamente, contra 90 cv e 96 cv dos 1.3 e 1.5 de antes.
Os novos motores contam com tecnologia de duplo comando variável de válvulas, bloco e cabeçote de alumínio e bicos injetores que aquecem o combustível antes da partida, eliminando a necessidade do tanquinho auxiliar.
Junto com os novos motores, foram introduzidas novas transmissões para o Etios. Até então só oferecido com câmbio manual de cinco marchas, agora há opção de uma caixa automática, de quatro velocidades. O câmbio manual de cinco marchas foi trocado por um de seis marchas.
Adeus, velocímetro analógico
Uma das melhores mudanças do Etios, porém, foi a adoção de um novo quadro de instrumentos digital. Ele chega para substituir o antigo analógico, com um pequeno mostrador digital, de difícil leitura e o confuso velocímetro central.
Agora, há uma tela de 4,2 polegadas de TFT, que mostra, digitalmente, informações como velocidade, rotação do motor, nível de combustível e a temperatura do motor.
Novo painel de instrumentos é totalmente digital (Foto: Divulgação)

+ Acessados

Veja Também