Toyota anuncia recall de 3,37 milhões de carros em todo o mundo

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Toyota anuncia recall de 3,37 milhões de carros em todo o mundo

A montadora japonesa Toyota vai convocar um recall de 3,37 milhões de veículos em todo o mundo por problemas de airbags, não relacionados com escândalo dos "airbags mortais" da empresa Takata, e falhas vinculadas ao tanque de combustível, anunciou a empresa nesta quarta-feira (29).
Entre os modelos mais afetados estão o híbrido Prius (gasolina/energia elétrica), o Corolla e os da marca Lexus.
Em contato com o G1, a Toyota do Brasil afirmou que está verificando se os problemas afetam unidades vendidas no país.
Airbags
Alguns carros passarão por um recall para a instalação de "suportes de retenção dos airbags" laterais, que abrem ao longo das janelas quando acontece um choque com a parte de trás do automóvel.
Os airbags podem abrir por erro ou por falhas detectadas no gerador de gás que ativa o mecanismo. "Este problema não provocou nenhum acidente em um modelo Toyota em nenhum país", afirmou a empresa.
No total, 1,43 milhão de carros fabricados entre 2008 e 2012 passarão pelo recall: 743 mil no Japão, 495 mil na América do Norte e 141 mil na Europa.
Combustível
Nos demais automóveis, a Toyota precisa substituir o suporte de aspiração do combustível. Este recall afeta 2,87 milhões de automóveis fabricados entre 2006 e 2015: 1,55 milhão no Japão, 713 mil na Europa, 35 mil na China e 568 mil em outras regiões.
Mais de 900 mil veículos precisam passar pelas duas revisões, o que deixa o total de carros afetados em 3,37 milhões.
A filial holandesa da Toyota foi a primeira a reagir na Europa, com o anúncio do recall de 41.334 veículos por problemas de filtros de carbono e outros 17.220 por possíveis airbags defeituosos.
O problema com o "filtro de carbono" tem relação com um sistema de controle das emissões de vapores do combustível, no qual poderia existir uma fissura, segundo a Toyota.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
Um levantamento feito pelo G1 mostrou que mais da metade dos 2,82 milhões de veículos envolvidos em recall no Brasil em 2015 não atenderam ao chamado até março de 2016.

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