Embora o Academia F.C. de Rondonópolis tenha sido o time rebaixado no Campeonato Mato-Grossense de 2025, um dos pontos que mais chamam a atenção na reta final da competição é o fraco desempenho das equipes do Médio Norte do Estado. A região, considerada a mais produtiva do agronegócio brasileiro e lar das cidades que mais crescem em população e economia em Mato Grosso, vê seus principais clubes enfrentando uma fase difícil dentro de campo.
O Luverdense, que já disputou a Série B do Campeonato Brasileiro e conquistou títulos estaduais e da Copa Verde, faz uma campanha decepcionante neste ano, somando apenas 5 pontos em sete jogos. O nova Mutum, campeão estadual em 2020, teve um desempenho ligeiramente melhor, conquistando 7 pontos. Já o Sport Sinop, que obteve sua única vitória contra o Academia, também soma 5 pontos.
Agora, com apenas uma rodada restante, os três clubes do Médio Norte disputam a última vaga para as quartas de final. Enquanto isso, cinco equipes já garantiram classificação: três da região metropolitana de Cuiabá: Operário, Mixto e Cuiabá e duas do sudeste do estado: União Rondonópolis e Primavera.
A oitava e última rodada promete fortes emoções, com todas as partidas acontecendo simultaneamente no dia 22 de fevereiro (sábado), às 15h30.
Jogos da 8ª rodada:
- Nova Mutum x União (Nova Mutum precisa da vitória e torce por tropeços dos concorrentes)
- Academia x Luverdense (Luverdense joga a vida para tentar avançar)
- Cuiabá x Sport Sinop (Sport Sinop precisa de um milagre contra o poderoso Cuiabá)
- Primavera x Mixto (Jogo entre classificados pode definir posições para o mata-mata)
Com vagas em jogo e times desesperados por um bom resultado, a última rodada promete emoção até o último minuto.





