Thiago Silva tem 29% e se consolida em 1º em Rondonópolis, Sachetti fica em 2º

Picture of Romilson Dourado/RD News

Romilson Dourado/RD News

Thiago Silva tem 29% e se consolida em 1º em Rondonópolis, Sachetti fica em 2º

Compartilhe:

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) aparece consolidado na liderança das intenções de voto para prefeito de Rondonópolis, com crescimento de cinco pontos percentuais nos últimos três meses, revela a segunda rodada da pesquisa Percent Brasil, contratada pelo portal RD News. O ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos) se mantém estável em segundo lugar.

Na amostragem feita pelo mesmo instituto entre 1º e 3 de abril, Thiago estava com 24,3%. Agora, no trabalho de campo realizado entre 29 de julho e 2 de agosto, o emedebista figura com 29,3%, uma frente de 7 pontos percentuais de Sachetti, que está com 21,7%, praticamente o mesmo percentual da pesquisa de abril.

Os pesquisadores ouviram 600 eleitores rondonopolitanos durante os cinco dias de campo junto a 57 bairros – veja abaixo quais foram os bairros pesquisados. A margem de erro é de 3,99% para mais ou para menos.

Três pré-candidatos estão empatados tecnicamente em terceiro lugar, sendo eles o deputado estadual Claudio Paisagista (PTB), com 8,2%; o presidente do Sanear, Paulo José (PSB), com 7,7%; e o ex-prefeito Percival Muniz (MDB), com 6,7%. Destes, Paulo, afilhado político do prefeito Zé do Pátio, registrou um crescimento de quase 5 pontos percentuais de abril para cá. Estava com 2,8% e agora detém 7,7%. Já Cláudio oscilou negativamente de 10,8% para 8,2%, assim como Percival, de 10,1% para 6,7%.

O vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) não “decolou”. Aliás, decaiu de 2,5%, em abril, para 1,5% nesta amostragem. O nome do empresário Carlos Ernesto Augustin, que irá se filiar ao PT com pretensão de disputar a prefeitura, foi inserido na pesquisa estimulada. E obteve somente 1% das intenções de voto.

Cenários e confrontos

Thiago Silva, ex-vereador e no segundo mandato de deputado estadual, seria eleito prefeito hoje em todos os cenários possíveis. Numa disputa entre ele, Sachetti, Paulo e Cláudio, o emedebista chegaria a 31,2%, enquanto o segundo colocado seria Sachetti com 23,2%. Nesse caso, Paulo e Cláudio teriam 8%.

Se a briga eleitoral fosse entre Thiago, Cláudio e Paulo, o deputado do MDB também venceria, chegando a 35,5%, enquanto Claudio obteria 11,3% e, Paulo, 9,7%.

A vitória emedebista também se confirmaria se os concorrentes fossem Sachetti e Paulo (quadro – estimulada 4). Thiago levaria vantagem em todos os confrontos, com Paulo (39,8% a 10,8%), com Cláudio (39,5% a 11,8%) e com Sachetti (37,7% a 24,5%).

Rejeição

De acordo com a pesquisa Percent Brasil, dois ex-prefeitos são os mais rejeitados, sendo eles Percival (8,2%) e Sachetti (8%). O nome do empresário que irá se filiar ao PT, Carlos Augustin, enfrenta resistência de 3,8%, seguido de Cláudio Paisagista (2,2%), de Aylon Arruda (2%), e de Paulo José (1,8%).

Os menos rejeitados são o vereador petista Júnior Mendonça (1,3%) e o deputado Thiago, com 1%.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp