Thiago Silva promove palestras de saúde mental em escolas públicas de Rondonópolis

Primeira Hora

Primeira Hora

Thiago Silva promove palestras de saúde mental em escolas públicas de Rondonópolis

Com a lei vigente de n.º 11.867/2022 que estabelece a “Semana Dedicada à Saúde Mental” nas escolas de educação básica de Mato Grosso, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deputado estadual Thiago Silva (MDB) realizou palestras educativas, nesta sexta-feira (3), com a comunidade das Escolas Estaduais Silvestre Gomes Jardim e La Salle de Rondonópolis.

“A gente tem trabalhado muito neste tema da saúde mental, para que realmente possamos vencer os casos de ansiedade e depressão entre os jovens. E essa ação nas escolas é para que os nossos alunos entendam esta problemática na vida pública e possam ficar atentos. Só tenho que agradecer o carinho dos estudantes, os diretores e professores. Estou à disposição para melhorar cada vez mais, a educação da nossa cidade e de todo o nosso estado de Mato Grosso e zelar pela saúde mental de nossas crianças e adolescentes”, declarou o parlamentar.

Dinâmica

A ação nas escolas públicas em parceria com os professores e direção escolar atendeu centenas de alunos que, além do conhecimento adquirido sobre o tema e as ações realizadas pelo parlamentar na Casa de Leis, também fizeram trabalhos e apresentaram em cartazes os tipos de doenças psíquicas e os cuidados para promoção de uma vida saudável. Eles deram dicas de como lidar com a saúde mental, a importância do autoconhecimento, da autoconfiança e autoestima, do acompanhamento de um especialista e os cuidados necessários para ter uma qualidade de vida e uma mente saudável.

“A nossa equipe pesquisou algumas informações sobre como tratar as doenças mentais, onde a pessoa deve procurar ajuda. Assim, ela evita o surgimento de várias doenças. Este tema não pode ser considerado um tabu. E a pessoa não pode passar por isso sozinha e sempre tem alguém para ajudar. É necessário buscar um tratamento para aumentar o bem-estar físico e emocional, a concentração, melhorar a memória e a criatividade e, assim, reduzir o nível de depressão e ansiedade”, disse a estudante durante apresentação do trabalho produzido com grupos de alunos.

Segundo o diretor da Escola La Salle, Alex Frisselli, essa iniciativa favorece a abertura do debate e do diálogo sobre a saúde mental entre os jovens. “Isso é um ponto positivo. E, assim, dar a oportunidade para eles conversarem sobre o assunto, terem voz para que possam dizer o que estão sentindo e como estão os colegas por estar passando por essa dificuldade no momento”, posicionou.

Ele fala que convidou o deputado para estar na unidade escolar, por ele ter se mostrado um grande parceiro das escolas. “Com a presença do deputado Thiago nas escolas, os alunos ficaram empolgados. E nada melhor que o autor da lei para dizer porque ele propôs essa ação que leva uma semana diferente e especial para todas as escolas de Mato Grosso”, diz o diretor.

Com a lei em vigor, o coordenador pedagógico da mesma unidade escolar, Washington Paulo Gomes, considerou interessante a discussão da saúde mental – já que foram identificadas alguns alunos e professores que sofrem com ansiedade. “Eu vejo que uma ação, única e isolada, não surte efeito. Quando falamos de saúde mental, ela tem que ter uma programação, com começo, meio e fim. Tem que ter um acompanhamento e um tratamento. Obviamente, que a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) tem um fator importante neste processo de levar a informação ao público escolar”, comenta.

Ele acrescenta que foi interessante a presença do deputado na instituição de ensino, e, assim, levar o entendimento do papel dele como representante da sociedade para a comunidade escolar. “Para concluir, é muito importante ter a Assembleia Legislativa, na figura do deputado Thiago Silva, próximo dos alunos e dos professores. E ver a figura dele, que criou a lei para abordar a saúde mental nas escolas, é muito importante”, finalizou.

Lei – Segundo a Lei da “Semana Dedicada à Saúde Mental” nas escolas públicas de autoria de Thiago Silva, os estabelecimentos de educação deverão realizar atividades extracurriculares para a conscientização e difusão do assunto entre os alunos, tais como palestras, atividades multidisciplinares e oficinas – sempre no final do mês de fevereiro.

O objetivo é prevenir casos de depressão e suicídios nos ambientes escolares e levar a compreensão sobre os sintomas, comportamentos e cuidados a serem tomados.

+ Acessados

Veja Também