Thiago Silva destaca projetos e ações à promoção da saúde mental e valorização da vida

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Thiago Silva defende a valorização à vida

Thiago Silva destaca projetos e ações à promoção da saúde mental e valorização da vida

Compartilhe:

Este mês é promovida a campanha Setembro Amarelo em todo o território nacional para levar a conscientização aos casos de suicídio que estão correlacionados às doenças mentais. Em referência ao tema, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem se destacado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, devido à forte atuação na promoção de ações preventivas da saúde mental para contribuir com a sociedade.

Para ele, é importante levar a informação de qualidade e esclarecimentos para que a população possa identificar os possíveis transtornos mentais existentes em seu meio e, assim, permitir que seja feito um diagnóstico preciso para a realização de tratamento adequado com especialista. “Falar sobre saúde mental ainda é visto como um tabu no meio da sociedade. Por isso, no meu mandato parlamentar, trabalhamos em prol da conscientização sobre o tema”, explica.

Esquizofrenia

Uma das doenças mentais que Thiago Silva destaca na gestão parlamentar é a esquizofrenia que é um dos principais transtornos que acomete 1% da população, entre 15 e 35 anos de idade, sendo pouco conhecida e cercada de tabus e preconceitos. Tanto que garantiu a Lei de n.º 11.377/2021 que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia e outras Doenças Mentais para que o Estado preste atendimento especializado ao público de baixa renda que precisa de tratamento.

“Este é um dos temas que levantamos a bandeira na Assembleia Legislativa por se tratar de algo aparentemente invisível na sociedade e que tem causado muita angústia nas famílias. Defendo que o Estado realize o pleno atendimento às pessoas com esquizofrenia e aos seus familiares que necessitam de uma atenção especial do Poder Público”, esclarece o deputado que convive com a doença em sua família desde a infância.

De forma voluntária, o parlamentar junto de pessoas dispostas a contribuir para a ampliação de políticas de apoio aos pacientes com transtornos mentais e seus familiares, criou a Rede de Apoio às Pessoas com Esquizofrenia e demais Doenças Mentais (RAFAPE) que atendeu mais de 1.200 pessoas com a promoção de oficinas, palestras, visitas em casas e atendimentos psicológicos.

Thiago Silva também é autor da Lei de n.° 11.867/2022 que cria a Semana Estadual dedicada à Saúde Mental nas Escolas de Educação Básica no âmbito de Mato Grosso que propõe a realização de ações, na última semana de fevereiro, onde todos os estabelecimentos educacionais – públicos e privados – instituirão no calendário escolar para difundir informações e esclarecimentos acerca do tema.

Projetos

Em tramitação na Casa de Leis, Thiago Silva é autor do Projeto de Lei n.º 1.075/2021 que dispõe sobre o diagnóstico precoce da esquizofrenia e o Projeto de Lei n.º 120/2022 que cria a Semana Estadual da Conscientização sobre a Esquizofrenia no âmbito de Mato Grosso.

Ele também foi responsável pela emenda, por meio do antigo Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef), que garantiu a destinação de mais de R$ 3,7 milhões em recursos para o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso de Rondonópolis para atender pacientes com esquizofrenia no município e região.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também