Terra Indígena Tadarimana não teve nenhum registro de incêndio em 2023

Primeira Hora

Primeira Hora

Registro do trabalho de formação de brigadistas - Foto: CBMMT

Terra Indígena Tadarimana não teve nenhum registro de incêndio em 2023

As ações de prevenção do Corpo de Bombeiros resultaram na preservação de 100% da Terra Indígena Tadarimana em 2023. Foi a primeira vez, nos últimos 10 anos, que não foram registrados incêndios florestais durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro na região.

O Corpo de Bombeiros destaca que isso é resultado de um conjunto de ações de prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais executado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Para o sucesso do trabalho, estratégias como a aproximação contínua com a comunidade indígena, formação de Brigada Indígena Florestal, construção de aceiros, manutenção dos aceiros existentes, alargamento de estradas, palestras educativas, entrega de equipamentos de proteção individual para os indígenas e monitoramento via satélite foram fundamentais.

“A ausência de incêndios na TI Tadarimana é um marco de extrema relevância para o município de Rondonópolis no que diz respeito às ações de preservação ambiental, pois reflete o trabalho árduo e continuo de todos os agentes envolvidos que se comprometeram em alcançar essa meta tão almejada”, destaca o comandante regional e comandante do 3º Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis, Cel BM Fabrício Gomes Costa.

Outras entidades como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Polícia Militar de Proteção Ambiental, Juvam, Exército Brasileiro, Coder e Funai também foram importantes para o sucesso do trabalho.

+ Acessados

Veja Também