Termina em SP missão japonesa que avaliou controle da gripe aviária no país

Picture of Mapa

Mapa

Termina em SP missão japonesa que avaliou controle da gripe aviária no país

Finalidade é manter aberto mercado de exportação de material genético avícola e de carne de frango e de ovos no caso da ocorrência da doença em granjas comerciais

Compartilhe:

Foi finalizada na manhã desta sexta-feira (1º) na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP), na capital, a missão do Japão que avaliou o controle do Brasil sobre a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, mais conhecida como gripe aviária.

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acompanharam a reunião final de forma híbrida – presencial e remota. Após o fim da missão, o governo japonês deve enviar um relatório às autoridades brasileiras informando se manterá a importação de material genético avícola e de carne de frango e de ovos de consumo de municípios não atingidos pela doença no caso de sua ocorrência em granjas comerciais ou se é necessário algum ajuste no controle sanitário.

O Brasil é um dos quatro países do mundo que não apresentaram gripe aviária em granjas comerciais, junto com Paraguai, Nova Zelândia e Austrália. A Defesa Sanitária brasileira, sincronizada nas esferas federal, estadual e municipal, conseguiu manter o território livre da doença e com uma produção segura.

Os auditores japoneses chegaram ao Brasil no dia 26 de fevereiro e conheceram a produção e os sistemas de controle da gripe aviária em alguns Estados. Em São Paulo eles chegaram dia 28 e conheceram o trabalho da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) no aeroporto de Viracopos, em Campinas. No dia 29, o grupo visitou uma granja avícola e o Laboratório de Defesa Agropecuária de São Paulo, referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para o diagnóstico da doença.

A reunião de encerramento foi conduzida pela chefe da Divisão de Gestão de Planos de Vigilância da Secretaria de Defesa Agropecuária, Daniela Baptista. A superintendência de São Paulo foi representada pelo chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa), Fábio Paarmann.

O painel para consulta de casos de gripe aviária do Mapa apontou, nesta sexta-feira, 155 focos com resultados laboratoriais positivos no Brasil: 152 em aves migratórias e três em aves de subsistência. Desde janeiro de 2022, 2.756 investigações foram realizadas pelo Mapa e atualmente nove investigações estão em andamento.

Deixe um comentário

Veja Também