Rondonópolis registrou um novo recorde de frio na manhã desta quarta-feira (13), quando os termômetros do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) marcaram 7,7°C, a temperatura mais baixa do ano na cidade. Até então, a mínima mais fria havia sido registrada na última terça-feira (12), com 8,1°C.
Apesar das madrugadas e manhãs geladas, as tardes têm sido de calor intenso. A tendência agora é de elevação gradual das temperaturas, com mínimas mais altas e máximas variando entre 32°C e 40°C.
Para os próximos dias, o INMET prevê temperaturas entre 15°C e 37°C, mantendo uma grande amplitude térmica, o que pode impactar a saúde. A umidade relativa do ar segue em níveis críticos, chegando a apenas 10% em alguns períodos (patamar comparável ao de desertos extremamente secos). Por isso, é essencial aumentar a ingestão de líquidos, evitar exposição direta ao sol no período da tarde e, quando possível, utilizar umidificadores de ar.
Na próxima semana, o calor deve se intensificar ainda mais, com máximas próximas de 40°C e mínimas em torno dos 20°C, o clima típico de Mato Grosso em época de estiagem.
Temperaturas mais baixas do ano em Rondonópolis:
- 30 de maio – 10,1°C
- 10 de agosto – 9,1°C
- 12 de agosto – 8,1°C
- 13 de agosto – 7,7°C





