Técnicas de SEO: 5 dicas importantes

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Técnicas de SEO: 5 dicas importantes

Compartilhe:

O Google utiliza diversos parâmetros para avaliar a qualidade de uma página, sendo que boa parte deles precisam ser seguidos à risca para que sua página na web consiga alcançar bons resultados.  

Desse modo, hoje listaremos 5 dicas importantes de SEO que irão fazer com que seu site ganhe credibilidade e consiga aparecer nos primeiros resultados de busca. 

Otimize seu site seguindo 5 dicas simples de SEO 

Palavras-chave  

Para criar conteúdos educativos e que de fato consigam tirar as dúvidas do seu público, o primeiro passo é realizar a pesquisa de palavras-chave. Nesse sentido, existem diversas ferramentas que você pode usar a seu favor, como o Semrush, Moz, Ubersuggest, entre outros. 

O próprio Keyword Planner e a barra de pesquisa do Google podem ser úteis nesta etapa do processo. No caso do segundo, tudo o que você precisa fazer é digitar as principais keywords do seu negócio e analisar as sugestões que aparecerão logo abaixo.

Por último, procure não colocar muitas palavras-chave no seu conteúdo, caso contrário, o Google pode entender como black hat e punir seu site. 

Produção de conteúdo 

Ao contrário do que muita gente pensa, encher o site de artigos ruins não aumenta o nível de autoridade. Muito pelo contrário.

Assim, o objetivo aqui é desenvolver artigos únicos e que tenham relação com o seu produto/serviço principal. 

Uma dica para produzir conteúdos de qualidade é observar o que seus concorrentes estão fazendo. Desse modo, pesquise sua keyword no Google e abra os 10 primeiros links orgânicos da SERP (primeira página). Veja sobre o que esses sites estão falando e faça anotações.  

A partir daí, escreva os artigos baseados nas anotações realizadas e aumente as chances de ser encontrado pela sua persona. 

Lembrando que você não deve copiar os textos das outras páginas e colar na sua. Isso vai fazer com que seu site seja penalizado e perca posições nos resultados de busca. 

URL simples 

Criar URLs extensas, difíceis de digitar e sem a keyword principal pode fazer com que seu público tenha dificuldades em acessar seu site e encontrar suas páginas. 

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha criado um artigo sobre como vender online. Logo, ao disponibilizar a página no seu site, essa foi a URL gerada:

https://nomedomeusite.com.br/arquivo.ax?di=3&reff=3548

Extremamente confusa, concorda? 

Agora, suponhamos que você tenha se preocupado em criar uma URL amigável, visando a facilidade da sua persona ao procurar por esse conteúdo: 

https://nomedomeusite.com.br/blog/como-vender-online

Viu como é possível deixá-la muito mais organizada, sem a inclusão de símbolos e caracteres especiais? 

Título 

O título é fundamental por dois motivos:

  • Chamar a atenção do seu público e despertar a curiosidade   
  • Facilitar a leitura do motor de busca 

Desse modo, ao criar o título da sua página, nunca se esqueça de inserir a palavra-chave. 

O ideal é que você não ultrapasse o limite de 60 caracteres, porém, caso isso aconteça, lembre-se de colocar a keyword logo no começo.

Meta Tag

Nossa última dica é a inclusão da Meta Tag – ou Meta Description – que precisa ser chamativa e ao mesmo tempo mostrar ao leitor o que ele vai encontrar no artigo.

Caso não esteja familiarizado com esse termo, a Meta Tag é o texto descritivo que aparece logo abaixo do título. Ou seja, ao fazer uma pesquisa no Google, você verá o link em azul e embaixo um pequeno texto alertando o usuário sobre o que se trata aquela página.

Por fim, a MT não pode ter menos que 121 caracteres e não pode ultrapassar o limite de 160. 

Deixe um comentário

Veja Também