O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deve julgar, na quinta-feira (27), as contas de governo referentes ao exercício de 2024 do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio. O processo, que tem como relator o conselheiro Guilherme Maluf, estava inicialmente previsto para ser analisado na terça-feira (25), mas foi retirado de pauta e transferido para uma sessão extraordinária.

As contas de governo correspondem à análise global do exercício financeiro, avaliando o desempenho da gestão em aspectos orçamentários, financeiros, patrimoniais e operacionais. Os relatórios costumam verificar o cumprimento do orçamento anual, das leis e metas de governo, além dos limites constitucionais de gastos — como nas áreas de saúde, educação, pessoal — e o comportamento da dívida pública.
As contas de governo de Pátio referentes a 2023 foram aprovadas com recomendações encaminhadas à Câmara de Vereadores.
O relatório de 2024 é o último da terceira gestão de Zé Carlos do Pátio à frente da Prefeitura de Rondonópolis. Sua primeira gestão ocorreu entre 2009 e 2012, mas ele não chegou a concluir o mandato devido a uma cassação da Justiça Eleitoral, posteriormente revertida. Ele voltou ao cargo em 2017, após ser eleito em 2016, cumprindo o segundo mandato até 2020. Reeleito novamente, encerrou o terceiro mandato no dia 1º de janeiro de 2025.





