O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (6) por videoconferência sobre o tarifaço com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O contato entre os dois presidentes aconteceu no Palácio do Alvorada, onde também estavam presentes o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Haddad afirmou que o governo soltará uma nota oficial sobre o balanço do contato entre os dois presidentes, mas avaliou a conversa como “positiva” do ponto de vista econômico.
O contato ocorre após as expectativas iniciais. A princípio, um diálogo entre os líderes — possivelmente virtual ou por telefone — ocorreria até a última sexta-feira (3). No entanto, foi adiado devido às agendas dos dois mandatários.
Mesmo com essa primeira conversa oficial, um encontro presencial entre os dois não é descartado.
Possibilidades de encontro
Ambos os presidentes vão ter ao menos duas possibilidades para uma reunião em território “neutro” — nem no Brasil, nem nos EUA.
Em 13 de outubro, eles devem estar em Roma, na Itália, para um evento da FAO, o braço da ONU para agricultura e alimentação. Dez dias depois, há previsão de participação dos presidentes em cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático, na sigla em inglês), em Kuala Lumpur, na Malásia.
O governo brasileiro está disposto a marcar um encontro oficial, mas ainda depende de uma posição da Casa Branca.
‘Excelente química’
Durante a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York (EUA), Lula e Trump “esbarraram-se” nos corredores. Após o breve contato, o americano informou que uma conversa entre os dois ocorreria ainda nesta semana.
“Eu o vi, ele me viu e nós nos abraçamos”, comentou Trump. “Nós concordamos que nos encontraremos na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos”, declarou.
“Ele me parece um homem muito agradável. Ele gostou de mim, eu gostei dele. E eu só faço negócios com pessoas que eu gosto. Tivemos, ao menos por 39 segundos, uma excelente química. É um bom sinal. Sem a gente [EUA], eles [Brasil] vão falhar, assim como outras nações”, discursou Trump.





