Taques visita Pedra Preta discute restruturação de estradas e anuncia cobertura de quadra escolar

Redação PH

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Taques visita Pedra Preta discute restruturação de estradas e anuncia cobertura de quadra escolar

O governador Pedro Taques esteve no último sábado (22) no município de Pedra Preta cumprindo agenda de compromissos.

O gestor estadual destacou o trabalho da prefeita de Pedra Preta Mariledi Araújo Coelho Phillippi e anunciou a cobertura da quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ari Griesang. “Essa é mais uma boa notícia que nosso governador apresenta para nossa cidade. A cobertura dessa quadra era sonho antigo de nossa população. Não tenho dúvidas que nos próximos meses teremos ainda mais muitas outras boas notícias”, comemora Mariledi

Zona rural

Taques esteve na Serra da Petrovina, área rural do município. O gestor estadual ao lado do vice-governador Carlos Fávaro, do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, do vice-prefeito de Rondonópolis Rogério Salles e do deputado estadual Ondanir Bortolini –Nininho, apresentou aos produtores rurais da região sul de Mato Grosso o modelo do novo Fundo de Transportes (Funtran).

O objetivo do Governo do Estado é discutir com os agentes envolvidos novas formas de investimentos na pavimentação estradas. Conforme lembrou Taques, atualmente Mato Grosso possui cerca de 30 mil quilômetros de rodovias estaduais, dos quais apenas cinco mil são asfaltados.

“Sempre dissemos que a lei deve ser cumprida, por isso repassamos 50% dos recursos do Fethab [Fundo Estadual de Transporte e Habitação] aos municípios, conforme prevê a legislação. Viemos aqui para dizer que vivemos um estado de transformação e que temos compromisso com a infraestrutura e logística. Assim, queremos, mais do que falar, ouvir o que têm a dizer aqueles que usam diariamente as estradas”, frisou o governador. Tanto a criação do Fundo de Transportes (Funtran) quanto a reestruturação do atual Fethab já são discutidas em audiências públicas com a sociedade.

Pela proposta, o Fethab seria composto apenas pela arrecadação advinda do óleo diesel, sendo o seu saldo dividido em investimentos diretos em habitação (50%) e nos municípios (50%), que continuariam recebendo os recursos assim como acontece hoje. O diesel representa 60,28% no modelo atual do Fethab, o que significa pouco mais de R$ 523,6 milhões.

As demais commodities (boi em pé, madeira, soja, algodão) passariam a integrar o Funtran, que seria criado especificamente para investimentos no avanço da infraestrutura de transporte do Estado. Além disso, dentro do Funtran existiriam fundos regionais, com a maior parte dos recursos arrecadados sendo investida diretamente nas regiões de onde se originam as contribuições feitas pelos agricultores.

Com a mudança, o Funtran arrecadaria por ano R$ 345 milhões, com destinação única para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte que está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O titular da Sinfra, Marcelo Duarte, defendeu que o governo pode superar o gargalo da logística a partir de quatro requisitos básicos, os quais já são colocados em prática pela atual administração. “Para mudar o atual cenário precisamos de quatro condições: vontade política, gestão, recursos financeiros e direcionamento estratégico”, pontuou.

Na avaliação do presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Carlos Ernesto Augustin, a iniciativa do Governo do Estado em debater a proposta com a população e com os produtores é positiva. Para ele, Mato Grosso só poderá transformar a situação das estradas com diálogo e transparência.

Depois de ser discutido amplamente com a população mato-grossense, o modelo do Fundo de Transportes (Funtran) será encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação.

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