Taques participa da 3ª reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central




O governador Pedro Taques participa, na sexta-feira (11.09), da terceira reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, em Palmas, no Tocantins. Os gestores devem definir os últimos detalhes para a criação do consórcio interestadual, além de conhecer os primeiros projetos estruturantes que serão executados em conjunto. A reunião será no Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins.

Neste terceiro encontro, o governador anfitrião, Marcelo Miranda, receberá, além de Taques, os governadores Marconi Perillo (Goiás); Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul); Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal); Confúcio Moura (Rondônia); além do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger.

A previsão é que Taques e os demais governadores assinem o protocolo de intenções que regulamenta o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Brasil Central. Eles também devem assinar uma mensagem ao Poder Executivo propondo dispositivos que favoreçam a formação do consórcio interestadual do Brasil Central.

Para Taques este momento é de união entre os Estados para superação da crise econômica nacional, com investimentos nas seis áreas elencadas como prioritárias: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação. Conforme o governador, o Brasil Central reúne estados fortes economicamente, que juntos formam um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 800 bilhões, movido pela força do agronegócio.

“Mês passado, aqui em Mato Grosso, nós demos um passo importante para a concretização do desenvolvimento regional sem competição entre as unidades federativas, mas agindo em blocos, economicamente e politicamente. Mais do que debates, iniciamos aqui a concretização desse sonho, que está se tornando realidade”, lembrou Taques.

Assim como ocorreu em Cuiabá, quando a capital foi sede do Fórum, em 07 de agosto deste ano, os presidentes das Assembleias Legislativas e a Câmara Distrital também vão participar da terceira edição. Já nesta quinta-feira (10.09), um dia antes do encontro entre governadores, os secretários de planejamento e procuradores de todas as Unidades da Federação que compõem o bloco se reúnem para fazer últimas tratativas para a criação do consórcio.