Superintendência de Esporte de VG promove ‘I Workshop Paralímpico’ para profissionais da Educação Física

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Superintendência de Esporte de VG promove ‘I Workshop Paralímpico’ para profissionais da Educação Física

Compartilhe:

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), por meio da Superintendência de Esporte, está promovendo a primeira formação para profissionais de educação física, para que possam atuar nas modalidades esportivas praticadas por atletas com algum tipo de deficiência (PCD). A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), em Várzea Grande, fruto da parceria entre Prefeitura Municipal de Várzea Grande, com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e Instituto dos Cegos.

De acordo com o superintendente de Esporte, Jadir Pereira, a implantação do Centro de Referência Paralímpico em Várzea Grande fundamental para o fomento de várias modalidades esportivas voltadas para os atletas PCD e para a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes, que estão sendo incentivadas para essas práticas esportivas. “Essa formação é o marco inicial para a captação e preparação dos atletas e a efetivação do Centro de Referência Paralímpica em Várzea Grande”, declarou.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande de promover, por meio da Superintendência de Esporte da Smecel, a formação dos profissionais e disse que também é desafio da Secretaria Estadual levar as práticas esportivas, de lazer e de promoção da saúde a todos os municípios de Mato Grosso. “Queremos fazer o esporte alcançar os 141 municípios, os bairros mais distantes, as comunidades indígenas e quilombolas nas suas mais diversificadas modalidades”, assegurou.

Para o vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, o Município sai na frente com a implantação do Centro de Referência Paralímpico, destacando os investimentos em obras de infraestrutura que a Prefeitura Municipal vem fazendo na revitalização de praças esportivas, espaços públicos e áreas de lazer nos bairros de Várzea Grande. “A população recebe as obras e participa das melhorias que elas proporcionam. O esporte é uma ferramenta de inclusão e é preciso promover a inclusão através das práticas esportivas, por isso promover a capacitação profissional é fundamental para conseguirmos a adesão cada vez maior da juventude independente de sua classe social ou limitações físicas”, afirmou.

O ‘I Workshop Paralímpico de Várzea Grande’ está sendo realizado entre os dias 10 e 17 de fevereiro, e 2 e 3 de março, no Anexo II da Smecel, com palestras promovidas por convidados do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp