Sucuri deixa rastro por vegetação queimada até chegar a brejo

Picture of G1

G1

À esquerda, sucuri no brejo bem perto de jacarezinho; à direita, rastro deixado pela cobra na vegetação queimada em Morro Agudo, SP — Foto: Ronaldo Antunes

Sucuri deixa rastro por vegetação queimada até chegar a brejo

Um vídeo feito pelo administrador de uma fazenda na zona rural de Morro Agudo (SP) mostra uma sucuri seguindo pela vegetação queimada até um brejo. As imagens mostram ainda o largo rastro deixado pela cobra no chão durante o deslocamento dela até a água. “Parece que passou um pneu de caminhonete aqui”, diz Ronaldo Antunes.

O flagrante aconteceu na terça-feira (24). Segundo Antunes, cobras como sucuris já foram vistas na fazenda por causa de uma área de mata na propriedade. No entanto, a vegetação foi devastada por um incêndio no início da semana.

Por causa das queimadas que assolam o município há 15 dias, a Prefeitura de Morro Agudo decretou estado de calamidade pública. O vento, o calor e o tempo seco contribuem para a propagação das chamas. As condições climáticas favoreceram até mesmo um redemoinho gigante de poeira, registrado no domingo (26).

Na terça-feira, enquanto estava na fazenda, Antunes se deparou com a sucuri e passou a acompanhar o animal e a filmá-lo. Ele estima que a cobra tinha cerca de oito metros de comprimento e acredita que ela estava em busca de água.

“Metade dela, uns quatro metros, está fora da água. O resto está afundando no barro. Olha o tamanho desse bicho, olha o meio do corpo, a grossura. É incrível, nunca vi na minha vida um bicho desse tamanho”, diz Antunes no vídeo.

Nas imagens, a poucos metros da cobra, é possível ver um jacaré. “Tem um jacarezinho pertinho dela. Eu acho que ela está querendo pegar ele, está pertinho da boca dela”, afirma Antunes.

Depois de registrar o encontro inusitado, o administrador voltou à fazenda para chamar um amigo, mas quando retornou ao brejo, não viu mais a cobra nem o jacaré. “Eu e o Denis procuramos ela no meio do mato. Só ficou o rastro por onde ela passou. Ela veio afundando o chão”.

Segundo Antunes, um funcionário da fazenda voltou a ver cobra na tarde desta quinta-feira (26) na propriedade.

+ Acessados

Veja Também