Substituições importantes na sua cozinha para ter uma vida mais saudável

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pexels

Substituições importantes na sua cozinha para ter uma vida mais saudável

Compartilhe:

Quando pensamos em “vida saudável”, é possível que várias imagens venham à nossa mente, mas é bem provável que alguma delas esteja associada com a boa alimentação. E não à toa, já que o equilíbrio alimentar é um dos preceitos básicos para quem busca saúde e qualidade de vida.

Nesse sentido, a escolha daquilo que vai ser consumido e também a maneira como vamos preparar tais alimentos deve ser priorizada. O uso de fritadeiras elétricas para diminuir o uso do óleo de soja, por exemplo, é uma das medidas que fazem a diferença.

Além dela, vamos aprender também outras possibilidades de substituições dentro da cozinha para que a sua comida chegue até você com menos gordura, açúcar, sal e elementos químicos, em troca de mais sabor e muito mais saúde. Veja a seguir as nossas dicas.

Mais saúde na hora de comer

Descasque mais, desembale menos

Não tem como fugir do fato que alimentos frescos têm muito mais qualidade que aqueles comprados prontos ou congelados. Assim, uma regra interessante para se adotar na sua rotina saudável é descascar mais e desembalar menos. Isso se aplica às frutas e verduras.

No lugar de uma sopa pronta, faça uma sopa de legumes, por exemplo. Ao invés do suco integral de caixinha, prefira fazer o suco com a própria fruta. Comidas embutidas, enlatadas, ultraprocessadas, com excesso de sódio e açúcar devem ser usados o mínimo possível no seu cardápio diário.

Dê preferência a alimentos fresco e orgânicos

Já foi comprovada a existência de agrotóxicos na maioria dos alimentos que a gente consome: tomate, pimentão, morango, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, couve e mamão estão entre os campeões de vegetais com resíduos destes elementos um tanto quanto nocivos à nossa saúde.

O mais indicado, portanto, é dar preferência a alimentos frescos e orgânicos. Eles podem ser encontrados nos supermercados, mas, principalmente, em feiras livres (onde os produtos tendem a ser um pouco mais baratos).

Use menos sal e açúcar

Dois dos maiores vilões de uma dieta saudável, sem sombra de dúvidas, são o sal e o açúcar. Ambos são ingredientes que causam prejuízos a longo prazo ao nosso organismo, desde aumento nas taxas de colesterol e triglicérides até problemas de saúde como hipertensão arterial e diabetes.

Uma das razões por trás do uso abusivo dessas substâncias está ligada ao seu poder viciante, que faz com que as pessoas aumentem cada vez mais as quantidades e, consequentemente, o consumo do sal e do açúcar. Portanto, evite ao máximo ou, pelo menos, diminua a presença de ambos na sua alimentação.

Faça trocas inteligentes

Existem diversas substituições que podem ser feitas no seu dia a dia para tornar a sua vida mais saudável. O achocolatado em pó, por exemplo, pode ser trocado pelo cacau em pó; ao passo que os temperos prontos e industrializados podem ser dispensados em prol de temperos naturais.

O molho de tomate pronto pode (e deve) ser abandonado por conta dos altos níveis de sódio e açúcar, em troca de um molho caseiro saboroso e mais encorpado. Pipoca de panela no lugar da de micro-ondas, farinha integral no lugar da branca e manteiga ao invés de margarina são outros exemplos básicos de substituições.

Use a fritadeira elétrica ou grill para diminuir o consumo de óleo

Já pensou em comer uma comida crocante e gostosa sem precisar apelar para o uso de óleo? Hoje em dia, isso já é possível graças ao uso de eletrodomésticos como a fritadeira elétrica e o grill, que fazem o processo de cocção sem a necessidade de usar manteiga, óleo de soja ou banha, por exemplo.

Além disso, existem comidas que são naturalmente gordurosas – como alguns tipos de carne. Para poder consumi-las sem tanto peso na consciência, o uso de tais aparelhos é indispensável, já que ajudam a eliminar a gordura durante o cozimento.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também