SMS Marketing: ainda vale a pena investir nos anúncios por SMS?

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Você com certeza já sabe o que é SMS. No entanto, será que você sabe se vale a pena investir nos anúncios por SMS para a campanha de marketing da sua empresa?
É possível que você já tenha recebido em seu celular uma mensagem por SMS com um oferta ou código de desconto para obter um produto ou serviço. Afinal, são enviadas 20 bilhões de mensagens SMS por dia no mundo inteiro.

Mas será que vale a pena investir nos anúncios por SMS? Será que essa ferramenta dá resultado mesmo? É o que veremos a seguir!

O que é SMS dentro do marketing?

Você já conhece o SMS como a ferramenta de envio de mensagens via telefones celular e smartphones. Ele é, de certa forma, o “neto” dos antigos “torpedos” que eram enviados por celulares antigos.

No entanto, o SMS dentro de um contexto de marketing não é apenas uma mensagem que é enviada para um número de celular. É um canal direto de comunicação com o aparelho mais comum na sociedade brasileira.

Para se ter uma ideia, existem atualmente 230 milhões de smartphones ativos no Brasil. Esse número é maior do que o total da população, o que significa que há, em média, mais de um smartphone por pessoa no país atualmente.

Além disso, é importante entender que o SMS não é só uma mensagem altamente direcionada (como veremos nos seus benefícios a seguir), mas também um conteúdo amplamente temporal. Na prática, o SMS é uma mensagem de eficácia imediata, sendo aberta quase que na mesma hora do envio.

Não há, atualmente, nenhuma estratégia de anúncios no Marketing Digital que têm igual eficácia, temporalidade e alcance do que o SMS.

Quais os benefícios de usar SMS no marketing?

Pronto, agora já entendemos mais ou menos o que é SMS dentro de um contexto de marketing digital. Mas quais são os benefícios de usá-lo? Vejamos a seguir!

Elevado alcance

Como vimos, o SMS se destaca por ter um alcance elevadíssimo no mercado nacional. São mais de 230 milhões de smartphones no Brasil atualmente, mais do que a quantidade de pessoas. Portanto, é muito raro encontrar uma pessoa sem uma linha móvel ativa. Isso significa que praticamente todas as pessoas do seu público-alvo são potencialmente alcançáveis pela sua estratégia.

Timing

Outro benefício já mencionado é o timing do SMS Marketing. De acordo com uma pesquisa internacional feita pela ConnectMogul, 90% de todas as mensagens SMS são lidas em, no máximo, 3 minutos desde que recebidas. Ou seja: a eficácia da mensagem é imediata (ou o mais próximo disso).

Taxa de abertura

Se o SMS já era impressionante no seu alcance e timing, é na taxa de abertura que ele realmente surpreende. De acordo com uma pesquisa internacional, a taxa de abertura de mensagens de SMS é de 98%. Exato: a cada 100 mensagens enviadas, 98 serão lidas. Para se ter um ideia de comparação, a média internacional do e-mail marketing é de 22%. Ou seja: muito inferior a do SMS.

Baixo custo

Além das vantagens já mencionadas, há o fato de que o envio de SMS é muito mais barato do que o de e-mail marketing e outras estratégias de anúncios (como o Google Ads, Facebook Ads e por aí vai). É claro que ninguém propõe terminar o investimento nessas ferramentas, mas é importante considerar que há uma alternativa mais barata e muito eficaz por perto, como é o caso do SMS.

Controle de métricas

Assim como outras estratégias de marketing, como anúncios no Facebook, vídeos e posts em blogs, o SMS Marketing conta é totalmente rastreável, o que significa que há um controle preciso de métricas por parte de quem usa a estratégia.

Dá para saber quantos SMS foram entregues, para quais pessoas, quantas leram, quantas abriram e por aí vai. Dá até para inserir links na mensagem e integrá-la com o WhatsApp, por exemplo. Um link do app pode ser gerado e, quando o usuário clica, ele pode ser direcionado para o aplicativo em uma conversa aberta com a sua empresa.

Vale a pena investir nos anúncios por SMS?

Agora que já vimos as muitas vantagens do uso dessa ferramenta, é hora de responder: vale a pena investir nos anúncios por SMS? Sim, vale. Especialmente se você for do tipo certo de empresa.

Por exemplo, negócios cujo público-alvo não está tão presente na Internet o tempo todo ou não usa redes sociais com tanta frequência podem se beneficiar do SMS Marketing especialmente bem.

Por exemplo, imagine uma loja que vende pneus. Ela poderia entrar em contato com os motoristas via SMS. Especialmente se ela tiver um registro da data de compra dos pneus do cliente. Por exemplo, se ele comprou os pneus em 2018 e, considerando que a duração média de um jogo é de 50 mil quilômetros e que cada motorista anda 20 mil quilômetros por ano, então em 2020 o cliente precisará de novos pneus. Seria interessante lembrá-lo disso por SMS e entrar em contato para oferecer um novo jogo.

E aí, será que vale a pena investir nos anúncios por SMS na sua empresa? Comente abaixo!