Sistema Famato presente na abertura da Norte Show

Picture of Senar-MT

Senar-MT

Sistema Famato presente na abertura da Norte Show

Agricultura, pecuária, máquinas, implementos agrícolas e todo tipo de novidade para o setor agropecuário podem ser encontrados na 3ª. Norte Show, que começou terça-feira (19/04), em Sinop-MT, e segue até sexta (22/04). A estimativa é que mais de 40 mil pessoas passem pelo parque de exposição nos quatro dias de evento. Além disso, os organizadores estimam ultrapassar R$ 1 bilhão em negociações entre parceiros e expositores.

A diversidade é um dos diferenciais desta feira. Há produtos e serviços, novidades em tecnologia e genética. Tanto os grandes quanto os pequenos animais expostos chamam a atenção dos visitantes. A feira é realizada pela Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Sindicato Rural de Sinop e dezenas de parceiros.

Nos quatro dias de evento, os visitantes poderão acompanhar 35 vitrines tecnológicas de plantios com culturas como soja, milho, sorgo, café, hortifrutigranjeiros e jardinagem. Participarão de palestras, leilões e workshops oficiais, bem como das programações e atrativos dos parceiros e expositores.

O presidente da Acrinorte, Olvide Galina, destacou na solenidade de abertura que a Norte Show é uma feira democrática. “E isso a torna gigante pela própria natureza”. Ele acrescentou ainda que é um evento realizado tanto para o grande produtor quanto para o agricultor familiar, colaboradores das fazendas e todos que queiram conhecer um pouco mais do setor agropecuário.

O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, enalteceu a potência produtiva de Mato Grosso, que se destaca na produção de carne bovina, soja, milho, algodão, gergelim, dentre outros. “Produzimos tamanha riqueza utilizando apenas 12,52% da área do estado destinado para a agricultura e 25,73% para pastagem. No entanto, preservamos em nossas propriedades particulares 41% da área do estado. Somando a estes 41,02% de área preservada, mais 15,44% de terras indígenas, mais 4,45% de unidades de conservação, temos o total de 60,91% de áreas preservadas nos diversos biomas no nosso estado. Somos os maiores preservadores do mundo”.

Outros assuntos como armazenagem, comercialização de produtos, custo de produção, qualificação de mão de obra, pragas e doenças que preocupam os produtores também foram abordados. O vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, que representou o presidente Normando Corral, enfatizou a importância da união de quem produz alimentos. “Este momento é de cooperação. Os produtores têm que se ajudar para evitar males maiores”.

Marcos da Rosa acrescentou sobre a importância das entidades de classe na defesa dos produtores rurais. “É tempo de cooperação entre o setor produtivo e todos os poderes públicos. É hora de cooperar e contribuir para o crescimento dos brasileiros, para competir e produzir mais”.

Estande – O Sistema Famato está presente na Norte Show com um estande. Há técnicos de todas as casas do Sistema e instrutores credenciados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para sanar as dúvidas dos produtores rurais. O espaço é também o ponto de encontro para os presidentes de Sindicatos Rurais.

O superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia, destaca que a missão do Senar-MT é disseminar conhecimento. “E termos um estande num evento como este faz todo sentido para nós”.

Também prestigiaram a solenidade de abertura da 3ª. Norte Show o diretor administrativo e financeiro da Famato, Vilmondes Tomain, diretor de relações institucionais, Jose Luís Fidelis, e o superintendente do Imea, Cleiton Gauer. Os presidentes dos Sindicatos Rurais de toda a região estiveram presentes na abertura oficial da feira.

A solenidade contou ainda com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Com um público de mais de 200 pessoas, a abertura teve ainda a presença de representantes de todos os setores da economia da região, da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

+ Acessados

Veja Também