Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT promovem treinamento operacional em tratores agrícolas para pequenos produtores

Picture of Assessoria

Assessoria

Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT promovem treinamento operacional em tratores agrícolas para pequenos produtores

Compartilhe:

O Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT) realizou entre os dias 22 e 25 de setembro, um treinamento operacional em tratores agrícolas para trabalhadores rurais do Assentamento São Francisco pertencente a Associação Vale do Berigue dos Trabalhadores Rurais. A capacitação contou com uma carga horária de 32 horas, dividida em conteúdos práticos e teóricos.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Beto Torremocha, destaca a importância de se levar a tecnificação por meios de cursos da parceria com o Senar até o produtor. “Nós do Sindicato Rural ficamos muito felizes em oportunizar estes cursos para o homem do campo e sua família, pois a qualificação com a que ofertamos no Assentamento São Francisco é um dos pilares do sindicato e de nossa gestão”, pontuou.

O responsável pelo treinamento, o engenheiro agrícola e instrutor credenciado do Senar MT, Raul Xavier, explica que o treinamento na comunidade de São Francisco focou na área operacional em tratores agrícolas e implementos, durante o curso foi ministrado a parte teórica, manutenção básica do equipamento, lubrificação, verificação motor, nível de óleo, em um segundo momento a prática foi desenvolvida em uma área próxima da sede da Associação. “Os alunos tiveram a oportunidade de fazer a parte prática, como por exemplo a gradagem do solo. Depois desta qualificação eles serão capazes de operar o equipamento utilizando os conceitos básicos, como acoplar o implemento e trabalhar aí com o conjunto, fazendo ali as operações necessárias”, explicou.

Para o produtor rural e morador da região há 27 anos, Marcos Aurelio dos Anjos, a capacitação veio em boa hora e destacou a importância do curso para a comunidade. “É muito importante tanto para segurança nossa, como também das outras pessoas que tiveram em volta da operação com a máquina, pois estamos trabalhando com a grade é um implemento muito perigoso seja para fazer uma manutenção ou se por acaso bater em alguma coisa. Mas para o preparo do solo é extremamente necessário e com o curso a gente está tendo essa oportunidade de estar aprendendo e praticando”, disse.

O presidente da Associação Vale do Berigue dos Trabalhadores Rurais, Volnei Vieira Marinho, detalha que com a entrega da patrulha rural por parte do Governo Federal, composta por um Trator, e o conjunto de implementos como plantadeira, pulverizador, Calcareadeira, roçadeira, ensiladeira, e ainda faltando receber uma carretinha e o braço basculante para fazer silagem, houve a necessidade de buscar um curso de capacitação para os trabalhadores rurais da região. “Nós temos esse privilégio de ser atendido por uma parceria que só traz bons frutos, porque na nossa visão tudo parte da qualificação, pois não adianta ter as ferramentas e não saber operar ou não ter instrução para fazer isso, assim o Senar vem nos ajudando nisso aí em parceria com o Sindicato Rural, onde somos atendidos em várias áreas de conhecimento. Nós estamos satisfeitos com a gestão do sindicato que tem nos atendido, fazendo esse contato entre nós produtores e os instrutores do Senar. E a gente só tem a agradecer”, finalizou.

A região da Associação Vale do Berigue dos Trabalhadores Rurais, sendo 40 sitiantes e 50 trabalhadores que integram o Assentamento São Francisco, que nos últimos meses já receberam desta parceria do Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT cursos de panificação, operação de drone e inclusão digital.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também