Uma área técnica do meio agrícola que vem apresentando alta demanda de profissionais é a de piloto de drone, e visando atender este nicho, o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), promovem neste mês de dezembro dois cursos de operação e pulverização com drone, nas dependências do Parque de exposições Wilmar Peres de Farias.
A primeira capacitação começou na última sexta-feira (13/12) e se encerrou nesta segunda (15/12), com duração de 24 horas/aula, segundo o instrutor credenciado do Senar-MT, Tiago Adolfo Marcon, o curso oferece uma boa base para os alunos, com conteúdos técnicos e a operação na prática do equipamento. “Os alunos aqui vão sair capacitados na parte de mapeamento de áreas, para depois poderem utilizar o drone na aplicação conhecendo a mistura de calda, conhecendo a taxa de aplicação volume de caldo por hectare, tamanho de gota, conhecendo a dinâmica do drone e todas as aplicações na agricultura de precisão que o drone pode nos oferecer”, destacou.
A segunda edição do curso de operação e pulverização com drone, se iniciará nesta terça-feira (16/12), e se encerrando na quinta (18/12). Segundo o supervisor regional do Senar Mato Grosso, José Eduardo Pio, neste ano foram mais de 170 eventos de treinamentos e capacitações por todas as regiões de Rondonópolis, e para o ano que vem já são cerca de 150 cursos já incluídos na programação. “Para 2026, nós acreditamos que vamos passar de 200 treinamentos aqui dentro do município de Rondonópolis. Além disso, nós temos o trabalho de assistência técnica gerencia, as ATEG’s com os produtores, onde atualmente contamos com sete frentes de assistência técnica, nas cadeias produtivas de avicultura caipira (2), bovinocultura de corte (2), apicultura, olericultura e a bovinocultura de leite”, destacou.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Beto Torremocha, projeta a ampliação desta assessoria técnica para mais produtores. “Nossa expectativa também para o ano que vem, é que consigamos formar mais grupos de produtores. Atualmente nós temos mais de 150 produtores, que estão sendo atendidos diretamente uma vez por mês na sua propriedade rural, então além da assistência técnica”, finalizou.
A área social também não ficou de fora da agenda do Sindicato Rural e do Senar-MT, com os mutirões rurais levando serviços e atendimentos médicos para o produtor rural e sua família, e contando também com uma edição especial dentro da 51ª Exposul, onde foram entregues gratuitamente mais de 200 óculos para as pessoas atendidas nas consultas oftalmológicas.





