Simpósio da Dislexia será realizado nos dias 5 e 6 de outubro

IV Simpósio sobre dislexia lota as dependências do Teatro Zulmira
FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Simpósio da Dislexia será realizado nos dias 5 e 6 de outubro

A Assembleia Legislativa realiza, nos dias 5 e 6 de outubro, o V Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso. O evento acontece em conjunto com a Associação Mato-Grossense de Dislexia. Trata-se de uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que tem apresentado projetos de leis e propostas de políticas públicas em defesa dos disléxicos e outros temas de educação inclusiva, encontrando apoio no governo do estado.

Por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19) e as necessidades de distanciamento social para prevenir a disseminação, o evento será totalmente on-line, sendo transmitido pela TV Assembleia Legislativa (30.1) e pela página do Facebook (https://www.facebook.com/facealmt).

A abertura do evento está programada para o dia 5 de outubro a partir das 18h30. Em um primeiro momento, serão exibidos vídeos a respeito do histórico do Simpósio de Dislexia.

Em seguida, será dada palavra as autoridades. Está confirmada a participação do idealizador, deputado estadual Wilson Santos, governador Mauro Mendes (DEM), a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o promotor Miguel Slhessarenko Júnior e representantes da Associação Brasileira de Dislexia. Haverá ainda uma palestra, a partir das 19h40, com o neuropediatra infantil Dr. Clay Brites.

No segundo dia de evento, serão oferecidos mini-cursos no período das 8h às 9h. O evento retoma no período das 19h às 19h30 com duas palestras. A primeira será a respeito de dislexia com Juliana Amorina, do Instituto ABCD. A segunda está programada com o professor universitário, Dr. Rauni Roama Alves com o tema “Sinais de alertas comportamentais e emocionais da dislexia no cotidiano do ensino remoto”.

Sobre a dislexia e suas características

A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação e saúde.

A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).

Possíveis características de dislexia

Alguns sinais na pré-escola

Dispersão;

Fraco desenvolvimento da atenção;

Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem

Dificuldade de aprender rimas e canções;

Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

Dificuldade com quebra-cabeças;

Falta de interesse por livros impressos.

Alguns sinais na idade escolar:

Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;

Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

Desatenção e dispersão;

Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);

Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;

Confusão para nomear entre esquerda e direita;

Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;

Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

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