Setas reúne em seminário mais de 200 técnicos do programa Pró-Família

Jana Pessôa-Setas-MT

Setas reúne em seminário mais de 200 técnicos do programa Pró-Família

Nesta quarta-feira (25.04) a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) realizou o 2º Seminário Acompanhamento Familiar do Programa Pró-Família e trouxe do Paraná a palestrante Denise Zugman, que é assistente social do Programa Família Paranaense. Denise apresentou para 200 profissionais técnicos de todo o Estado o modelo de acompanhamento familiar implantado no Paraná.

 

“O programa ajuda o técnico da assistência a cumprir as metas e pactuar as metas junto com as famílias. As visitas de acompanhamento não devem ser invasivas e nesse momento o papel do profissional é muito importante. Ele deve ter essa percepção e sensibilidade para que a família sinta que é o sujeito da ação e se engaje no projeto de mudança de realidade”, explica.

 

 

Denise fala que a proposta do Programa tem uma visão mais horizontalizada, onde a família é pontencializada a seguir junto e, nesse processo, essa relação do técnico com a família é fundamental. O projeto Pró-Família foi inspirado no Programa Família Paranaense que naquele estado, de acordo com Denise, já tirou muitas famílias da linha de pobreza extrema.

 

A secretária da Setas, Monica Camolezi, enfatizou que o Programa está dando certo, pois a meta de Mato Grosso com o Pró-Família era conter a pobreza, mas já conseguiu reduzir a pobreza em 2%.

 

 

“Esse é um momento importante do Projeto em que estamos finalizando as entregas dos cartões fazendo a transferência de renda. Agora começa o trabalho técnico de acompanhamento familiar quando essas famílias receberão orientações e terão 12 meses para que possam encontrar a porta de saída da situação de extrema pobreza”, ressaltou.

 

No seminário foram abordados temas como o contexto das famílias em situação de vulnerabilidade social e seus desafios dentro do paradigma tradicional, paradigma colaborativo e olhar apreciativo, o modelo de acompanhamento familiar paranaense e instrumentais do programa Pró-Família.

 

A secretária de assistência Social de Juara, Andrea Bezerra, comentou que o seminário trouxe muitas informações importantes para trabalhar com as famílias que integram o Programa. “Muitas atividades implantadas no Paraná podem ser adaptadas sim à nossa realidade, essa troca de informação é enriquecedora, pois vemos que há condições sim de mudar a realidade de muitas pessoas. Além disso, recebemos um suporte grande da Setas no acompanhamento do Programa”, afirmou.

 

A assistente social de Jauru, Uiara Leal, disse que este é um momento muito importante para todos os municípios que aderiram ao Programa. “Os seminários são enriquecedores, com conteúdos muito importantes para todos os que estão envolvidos no Pró-família”, afirmou.

+ Acessados

Veja Também