Sessão Especial comemora 50 anos do curso de Pedagogia da UFMT

O pedido do evento, que será realizado nesta quinta-feira (12), às 19h, é o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL)

Ronaldo Mazza/ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza nesta quinta-feira (12), às 19h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, uma Sessão Especial em comemoração aos 50 anos da fundação do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O pedido do evento é do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL).

“O curso de Pedagogia chega atinge um marco importante na história da educação mato-grossense ao completar, neste ano de 2019, meio século de existência. Muitos alunos e professores passaram por essa universidade e fizeram e deixaram o seu legado”, afirma o deputado Delegado Claudinei.

Durante a solenidade, 47 pessoas serão agraciadas com Moção de Aplausos. “São personalidades que, no passado, contribuíram com a Instituição de Ensino e também àquelas que, hoje, buscam manter a tradição e a qualidade de ensino aos jovens mato-grossenses”, completa o parlamentar.

HISTÓRIA – O curso de Pedagogia foi criado pela Resolução nº 47/77, implantado em 1968, no Instituto de Ciências e Letras (antigo ICLC), que era constituído também pelas faculdades de Economia e Engenharia Civil. A primeira turma teve o seu início em 1969; em 16 de dezembro de 1969, a Faculdade de Educação foi oficializada e abrigou o curso de Pedagogia.

A UFMT foi criada um ano depois, em 10 de dezembro de 1970 e o curso de Pedagogia foi transferido para o campus central da universidade em 1972, com a conclusão do bloco no Centro de Ciências Sociais, também conhecido como CCS.