Sesp e Aprosoja se reúnem para aperfeiçoar estratégias de combate ao crime

Sesp e Aprosoja se reúnem para aperfeiçoar estratégias de combate ao crime

Sesp e Aprosoja se reúnem para aperfeiçoar estratégias de combate ao crime

Com um ano e oito meses de parceria, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) se reuniram nesta quinta-feira (25.10) para debater estratégias de combate aos crimes de roubo e furto de defensivos agrícolas, além da venda de defensivos e fertilizantes falsificados.

Entre as ações da Sesp para a redução desse tipo de crimes está a intensificação das patrulhas rurais, que já têm resultados.

Na reunião, os representantes da Aprosoja apresentaram a proposta de um projeto-piloto de rastreamento dos defensivos da fábrica até a entrega, por meio de um sistema digitalizado que deve ser testado até o final deste ano.

Essa ferramenta seria compartilhada com a Secretaria, para auxiliar nas investigações dos roubos e furtos, para a identificação dos receptadores e as rotas utilizadas.

Entre as ações realizadas pela Sesp para combater os crimes em propriedades rurais e o roubo de cargas de defensivos, estão as rondas em zonas rurais, e também a intensificação das investigações através dos setores de inteligência das Polícias Militar e Civil e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que apreendeu no último dia 11 uma carga de 10,3 mil litros de defensivos agrícolas falsificados em Campo Verde.

Para auxiliar nas investigações e na devolução dos produtos roubados e furtados para os produtores, o titular da Sesp, Gustavo Garcia, enfatizou a necessidade de se registrar o lote dos produtos no boletim de ocorrência.

“Reforçarmos a importância de se colocar no B.O. o lote dos produtos roubados, para facilitar as investigações e também o retorno dos produtos recuperados aos donos”.

“Também constatamos na reunião a eficiência das rondas rurais e vamos fazer um comunicado para a Polícia Militar intensificar essa ação, especialmente nesse período em que os produtos já estão estocando os defensivos”.

Wellington Andrade, diretor executivo da Aprosoja, afirmou que o termo de cooperação tem trazido resultados positivos, que podem ser vistos com a redução dos roubos e furtos de defensivos.

“Essa parceria e a troca de informações entre os produtores e a Sesp aumentou a ostensividade no combate a esses crimes, pois agora a Polícia tem informações mais detalhadas sobre os casos”.

“Houve uma diminuição dessas ocorrências e esperamos que com a implantação do rastreamento das cargas desde a indústria até o produtor esses casos caiam ainda mais”.

+ Acessados

Veja Também