Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua no incentivo à leitura em Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua no incentivo à leitura em Várzea Grande

Nos encontros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além do estímulo à leitura, as crianças estão sendo também estimuladas a ampliar a capacidade criativa, seja por meio das pinturas, artesanatos e até a iniciação na arte cênica.

No polo Jardim Esmeralda, por exemplo, os participantes apresentaram uma peça de teatro com fantoches, para lembrar do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. O tema escolhido foi o mundo encantado de Monteiro Lobato, retratado no clássico “Sitio do Picapau Amarelo”.

“Os nossos participantes não só aceitaram a proposta do tema, como entraram de cabeça no processo de criação e montagem dos personagens. Além disso, cada um teve que estudar as falas e desenvolver a imaginação”, destacou a orientadora social Renita Barros.

Ele disse ainda que as mães das crianças foram convidadas a participarem do teatro e que muitas ficaram encantadas com o desenvolvimento dos filhos, algumas não seguraram as lágrimas. “Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação desse hábito, deve começar dentro de casa. O que fazemos nos nossos encontros é somente permitir que elas trabalhem os seus próprios sentimentos”.

A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido por todas as orientadoras sociais do município, em especial, as que atuam com grupos de crianças e adolescentes. “Elas não medem esforços para atender as nossas crianças, e o resultado não poderia ser melhor. A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande tem se tornado referência em diversas áreas de atuação, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com certeza é um dos que fazem a diferença”, comentou.

Bernadete Miranda disse ainda que o hábito pela leitura deve ser estimulado desde a infância pelos pais, e que as crianças aprendam que ler é algo importante e prazeroso. “E esses benefícios se estendem para o fortalecimento de vínculos afetivos, quando o momento é compartilhado entre todos”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destaca a importância de se incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam. “É na infância que as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão. A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios e quando esse contato inicial com o mundo da leitura não acontece no seio familiar, nós damos início a esse trabalho, que também é uma das atribuições do Serviço de Convivência”, explicou.

Quanto ao tema proposto do escritor Monteiro Lobato, Ana Cristina, classifica o Sítio do Picapau Amarelo como um dos mais importantes clássicos da literatura brasileira. “”As personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta exploram um mundo de fantasia, e muito das crianças, nascidos nos anos 70 tiveram o privilégio de assistir aos episódios lançadas na TV, e eu mesma sou uma delas. Quantas lembranças afetivas foram construídas nesse período.  Por isso a importância de se conhecer, através da leitura, o sítio onde as crianças não tiveram acesso à tecnologia, mas um local onde criança era simplesmente, criança”.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também