Senador Rodrigues Palma pede expansão da malha ferroviária de Mato Grosso

Senador Rodrigues Palma pede expansão da malha ferroviária de Mato Grosso

Senador Rodrigues Palma pede expansão da malha ferroviária de Mato Grosso

Em discurso no plenário do Senado nesta quinta-feira, 09, o senador Rodrigues Palma (PR/MT) destacou a importância da expansão da malha ferroviária do Mato Grosso para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio e da agroindústria, dando uma nova alternativa para o escoamento da produção agrícola do estado, que deve chegar a 70 milhões de toneladas até 2020.

O parlamentar mato-grossense defendeu a construção do trecho de 671 quilômetros da Ferrovia do Cerrado, ligando Alto Araguaia (MT) à Uberlândia (MG). O traçado original foi previsto no Projeto Ferronorte de 1989 como um eixo transversal estruturador do transporte ferroviário na região central do País.

“A Ferrovia do Cerrado une o Sul do estado com Uberlândia e dali, até o porto de Vitória. Esse trajeto passa em locais de alta produção em Mato Grosso e Goiás e agrega muita carga. Além de passar em um grande centro atacadista, que é Uberlândia e Uberaba”.

“Uma vez implantada, essa ferrovia transportará tranquilamente de 8 a 12 milhões de toneladas de carga por ano”, afirmou Rodrigues Palma.

O senador ainda lembrou a Ferrovia Vicente Vuolo, que faz a ligação entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP), precisa da extensão até Cuiabá. A ligação com o Distrito Industrial vai possibilitar a captação de grãos produzidos em de Diamantino, Campo Verde e Primavera do Leste. Posteriormente, o trecho de 1.800 km entre Cuiabá e Santarém possibilitará a ligação de norte a sul do estado de Mato Grosso por ferrovias.

“É muito importante o apoio do Congresso na busca de novos modais de transportes, que não o rodoviário, até mesmo para que Governo e população não se vejam novamente reféns de um setor que – hoje, é responsável por mais de 80% do transporte de carga no Brasil – como aconteceu com a greve dos caminhoneiros no primeiro semestre desse ano”, asseverou.

Nesta semana, em audiência pública na Comissão de Infraestrutura, o senador Rodrigues Palma já havia defendido a destinação de recursos para a construção do trecho de 383 km da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa, conectando o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul.

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