Senador Cidinho Santos alerta que setor produtivo de carnes pode entrar em colapso

Redação PH

Redação PH

famato e corpo de bombeiros discutem a segurança nas feiras agropecuárias de mt

Senador Cidinho Santos alerta que setor produtivo de carnes pode entrar em colapso

O senador Cidinho Santos (PR/MT) classificou a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira, 17, como uma irresponsabilidade com o setor produtivo que gera cerca de sete milhões de empregos no Brasil. Isso porque a operação não esclareceu que, dos 4.837 estabelecimentos cadastrados no Sistema de Inspeção Federal (SIF), 21 foram citados nas investigações e apenas três foram interditados cautelarmente.

"Hoje vemos União Europeia, China, Cingapura, Coreia do Sul – que tinha uma missão chegando ao Brasil hoje – suspendendo as importações de carnes do Brasil. Quem não tem conhecimento do setor não sabe do efeito cascata que pode ocorrer", alertou o senador, que informou que o sistema de armazenagem das empresas brasileiras não tem capacidade de suportar a produção por mais de uma semana.

"Se permanecer essa situação, nós teremos um colapso. Alguns produtores, donos de frigoríficos, que já estão falando em abater, em matar os pintinhos que estão no incubatório ou que estão para nascer, com a preocupação de não haver onde colocar esses frangos se permanecerem essas barreiras que foram impostas".

O senador criticou a forma espetaculosa com que a operação foi divulgada, o que deu a entender que toda a carne brasileira é imprópria para consumo. A falta de informação fez com que um áudio, que diz para descartar a carne mecanicamente processada em bandejas de papelão fosse entendido como se o papelão fosse processado junto com a carne. "Empresas nacionais consolidadas, com 80 anos, com 100 anos de história, viram seus nomes jogados no lixo. Há empresas que, em um só dia, perderam de R$ 4 a R$ 5 bilhões de patrimônio", disse.

Em 2016, foram realizadas 852 mil partidas de produtos de origem animal para o mercado internacional, e o Mapa recebeu 184 notificações comunicando irregularidades. Ou seja, 99,98% das exportações brasileiras estão em conformidade com os padrões internacionais.

Cidinho Santos também esclareceu que o processamento de cabeça de porco para a confecção de linguiças não é proibido. Conforme normas da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são musculaturas que compõem as denominadas "carnes industriais", produto amplamente utilizado na fabricação dos produtos cárneos em todo o mundo. "Na Espanha, bochecha de porco é uma iguaria", afirma o senador.

O parlamentar mato-grossense defendeu a punição dos servidores envolvidos em corrupção, mas também alertou que os 33 citados nas investigações representam uma minoria absoluta entre os 11 mil servidores do Mapa.

Neste domingo, o senador Cidinho Santos esteve com o presidente Michel Temer, com o ministro Blairo Maggi, com embaixadores e representantes do setor produtivo em uma série de reuniões para anunciar as medidas tomadas pelo Governo e garantir a qualidade da carne brasileira.

Com um potencial de gerar desemprego em toda uma cadeia produtiva, desde os produtores de milho e soja, que alimentam os animais, granjas de suínos, aves e criadores de gado, até os trabalhadores nas indústrias de processamento de alimento, e de gerar um impacto negativo na economia brasileira com a queda nas importações, Cidinho pediu à população para não espalhar boatos pelas redes sociais. "Muita gente brinca com piadas na internet, mas, na verdade, todos nós estamos no mesmo avião. Todos têm de começar a se preocupar, porque isso pode ter consequências terríveis para a economia do nosso País", concluiu.

Confira o pronunciamento completo:https://www.youtube.com/watch?v=aU7P2hqYho4

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

+ Acessados

Veja Também