Senac-MT comemora aniversário da capital com aula-show de culinária regional

Da Assessoria

Da Assessoria

Divulgação/Senac-MT

Senac-MT comemora aniversário da capital com aula-show de culinária regional

No dia em que Cuiabá completa 304 anos de fundação, neste sábado (8), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) promoverá uma aula-show de gastronomia para comemorar o aniversário da capital mato-grossense e valorizar a culinária regional.

O evento integra a programação do ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, evento que inicia hoje (6) e segue até domingo (9), com ações abertas à população e gratuitas do Senac-MT e do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). A aula-show será realizada no Sesc Arsenal, a partir das 18h. “Localizada no coração da América do Sul, Cuiabá é conhecida pela diversidade, calor humano e hospitalidade do seu povo. Sua rica história, cultura e, especialmente, a culinária é destaque no cenário nacional. E é a partir desse propósito que queremos reunir a população cuiabana para compartilhar os sabores regionais e esse sentimento de celebração à cidade”, destaca o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.

As receitas serão preparadas pela chefe de cozinha Pricila Manzano, instrutora de cursos de gastronomia da instituição de educação profissional. Ela explica que apesar de haver outros preparos tradicionais de arroz com carne, como o baião de dois no Nordeste e o arroz de carreteiro no Sul, eles são feitos com ingredientes e métodos diferentes dos usados em Mato Grosso para fazer a Maria Izabel.

“Quando se fala em culinária regional, esses são pratos que ajudam a contar boa parte dos mais de três séculos de história de Cuiabá. O surgimento da farofa de banana e da Maria Izabel remonta à época da guerra do Paraguai, quando a fronteira fluvial por onde chegavam os alimentos foi fechada e as plantações de banana, a criação de gado e os engenhos de farinha contribuíram para o desenvolvimento culinário dessas comidas tão tradicionais da ‘cuiabania’”, conta a chefe que compartilhou as receitas abaixo.

O público presente poderá ainda usufruir dos serviços de saúde oferecidos por instrutores e alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac-MT, como aferição de pressão e teste de glicemia, conferir o lançamento e exibição de obras audiovisuais, apresentações artísticas, entre outras atrações.

Maria Izabel

Ingredientes

1 quilo de carne-seca ou charque½ quilo de arroz6 xicaras de (chá) de água6 dentes de alho socado1 cebola picada1 pimentão2 colheres de (sopa) de salsa e de cebolinha verde picadas4 tomates sem semente1 xícara de óleoSal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Corte a carne seca em cubos médios, deixe os cubos um pouco de molho e lave até sair todos o sal. Tempere a carne seca só com alho. Em uma panela, aqueça o óleo, junte a carne picada e frite até dourar, mexendo sempre. Adicione água aos poucos, para cozinhar e ficar macia. Coloque a cebola, tomate e pimentão, refogando. Adicione o arroz e frite bem. Cubra com água, misture delicadamente e deixe ferver.

Prove o sal e, se necessário, acrescente mais um pouco. Diminua o fogo com a panela tampada. Quando o arroz estiver cozido, retire-o do fogo e mexa-o ligeiramente com um garfo até soltar os grãos. Salpique a salsa e a cebolinha. Sirva quente.

Farofa de banana da terra

Ingredientes

3 bananas da terra maduras½ quilo de farinha de mandioca1 cebola média picadaSal a gostoÓleo para fritar2 colheres de (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Descasque as bananas e corte em cruz (+) não muito fina. Frite-as até dourar bem e reserve. Na mesma panela, retire o excesso de óleo, coloque a manteiga, doure a cebola picadinha, junte a banana frita, mexendo e adicionando a farinha de mandioca, aos poucos. Prove o sal e continue mexendo mais ou menos por uns três minutos até que a farofa fique homogênea. Sirva em temperatura ambiente.

Serviço

’Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’

8 de abrilSesc Arsenal 

(rua Treze de Junho, s/nº, Centro Sul, Cuiabá-MT)


17h – Exposição de livros com autores cuiabanos I varanda

18h – Atendimento de saúde do Senac-MT I jardim

18h – Feira gastronômica e economia criativa I varanda

18h – Aula-show de culinária regional I jardim

19h – Estreia do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ I cinema

19h – Apresentação de música com Pescuma, Henrique e Claudinho I jardim

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

+ Acessados

Veja Também