Sema alerta municípios para envio de informações sobre saneamento até 30 de maio

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Sema alerta municípios para envio de informações sobre saneamento até 30 de maio

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que o prazo de envio de dados municipais de 2022, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), vai até o dia 30 de maio, e que o fornecimento é condição para acesso aos recursos públicos federais para saneamento básico.

Dos 141 municípios do estado, 46 ainda não realizaram a entrega das informações. São solicitados relatórios sobre água, esgoto, resíduos e drenagem pluvial.

O gerente de Resíduos Sólidos da Sema-MT, Ricardo de Souza Carneiro, destaca a importância das informações para o órgão ambiental estadual na formulação de políticas públicas para o saneamento. 

“A Sema tem o papel de interlocutora entre o governo federal e os municípios, reforçando a importância do preenchimento correto e completo dos dados no SNIS. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisão e para o direcionamento dos recursos do governo federal para a melhoria da qualidade do saneamento básico nos municípios”, explica.

Ele pontua que cabe aos municípios e prestadores de serviços de saneamento básico preencherem os formulários de coleta de dados dentro do prazo estipulado e com a qualidade necessária.

“Desta forma, será possível garantir a melhoria da qualidade de vida da população, o controle ambiental, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”.

SNIS

O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento é um instrumento de coleta de informações para a compreensão de informações e indicadores sobre a prestação dos serviços de Água, Esgotos, manejo de Resíduos Sólidos e manejo de Águas Pluviais.

+ Acessados

Veja Também