Sem aviso prévio, consumidor deverá ser compensado da redução de velocidade de conexão à Internet móvel

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Deputado garante mais uma lei de direito ao consumidor de Mato Grosso

Sem aviso prévio, consumidor deverá ser compensado da redução de velocidade de conexão à Internet móvel

Compartilhe:

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) teve sancionada a Lei de n.º 11.814/2022 que assegura aos consumidores obterem informação, em tempo real, por parte das operadoras de telefonia móvel, sobre a redução de velocidade de conexão à Internet móvel para o uso de dados em aparelhos celulares e similares. A matéria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 27 de junho, pelo Poder Executivo Estadual.

A empresa de telefonia deverá comunicar aos usuários a quantidade de dados que foram contratados e disponibilizados, no momento da redução da velocidade, sendo encaminhada por SMS ou por intermédio de disponibilização no próprio site da operadora.

“É importante manter o consumidor avisado e dar a devida transparência para que ele não pague duas vezes pelo serviço ou fique desprevenido durante um compromisso de trabalho ou viagem com a ineficiência do serviço da operadora de telefonia”, justifica o parlamentar que já presidiu e, atualmente, é membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Casa de Leis.

O consumidor ao contratar os serviços da empresa de telefonia, utilizará o pacote de dados de Internet em equipamentos eletrônicos por tempo determinado. No entanto, os dados poderão acabar antes do previsto, caso ocorra o uso excessivo que, consequentemente, levará a redução da velocidade da conexão. É neste aspecto que a lei garante ao usuário o direito de ser comunicado previamente.

A alteração da Internet móvel se não tiver em conformidade com a franquia contratada, o usuário poderá ser compensado do valor total de consumo pela operadora de telefonia, seguindo os termos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Informações:
Samantha dos Anjos – Assessoria de Imprensa
(65) 99639 9715

Deixe um comentário

Veja Também