Seges divulga Boletim de Indicadores de Pessoal

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Seges divulga Boletim de Indicadores de Pessoal

A Secretaria de Estado de Gestão divulgou nesta segunda-feira (31.07) o Boletim de Indicadores de Pessoal do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Uma publicação com dados sobre o perfil do quadro de pessoal ativo e inativo, remuneração e indicadores.

O documento visa tornar públicas as informações relacionadas à força de trabalho empregada no Estado, ampliar o conhecimento dos gestores sobre o perfil do quadro de pessoal, produzir indicadores para orientar os processos, as políticas e programas de gestão de pessoas e permitir que os órgãos avaliem os indicadores de pessoal de sua entidade em relação as demais.

A principal fonte de dados é o Sistema Estadual de Administração de Pessoal (Seap), quepossui dados funcionais e financeiros de todos os servidores ativos e inativos, com exceção de estagiários, funcionários terceirizados e empregados públicos das sociedades de economia mista.

A Seges utilizou também o RHDashboards, sistema desenvolvido para extrair e transformar dados do Seap em informação. A referência dos dados do Boletim é dezembro de 2016, acompanhados de séries históricas de anos anteriores, sendo o aprofundamento das informações da edição anterior, de 2014, uma marca desta edição.

O documento é dividido em quatro seções: Perfil do Quadro de Pessoal, Aposentados e Pensionistas, Remuneração e Indicadores de Pessoal. A evolução dos dados é apresentada em forma de tabela e números, a partir de 2008, quando o Seap foi implementado.

É possível visualizar informações como a evolução salarial dos servidores e da folha de pagamento do Estado, quantitativo de funcionários públicos por órgão, vínculo, gênero, escolaridade, faixa etária e quantitativo de aposentados e pensionistas por órgão.

Também está disponível uma análise de amplitude salarial dos servidores, com aumentos nominais e aumentos reais de remuneração desde 2008, por carreira, escolaridade, sexo, faixa etária, órgão e vínculo, além dos índices de absenteísmo e rotatividade.

Segundo o Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Carlos Campelo, a atualização deste boletim é extremamente importante para o desenvolvimento de ações na área de gestão de pessoas . “Essa quantificação de pessoal nos permite ter um diagnóstico do nosso quadro de pessoal e a melhorar as políticas públicas voltadas aos nossos servidores”.

Para ter acesso ao Boletimclique aqui.

+ Acessados

Veja Também