Seduc entrega certificados de curso de prevenção à violência escolar em Rondonópolis

Seduc entrega certificados de curso de prevenção à violência escolar

Seduc entrega certificados de curso de prevenção à violência escolar em Rondonópolis

Mais de 500 profissionais da rede estadual de ensino de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) participaram do encerramento do curso online de prevenção à violência escolar para gestores e educadores da região Sul do Estado, aplicado pelo Projeto Anjos da Escolas.

A cerimônia foi realizada na última sexta-feira (15.06), no auditório da ADNA, pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

O projeto visa orientar os educadores nas ações procedimentais quando determinada situação exige muito mais que ações pedagógicas para sua resolução. Dessa forma, os gestores saberão quais encaminhamentos devem ocorrer e quais parceiros a escola pode procurar para evitar a violação dos direitos da criança e do adolescente.

A secretária Marioneide Kliemaschewsk destacou que atua como professora há 32 anos, no município de Cuiabá, e que conhece bem os confrontos do dia a dia na escola, com grandes desafios como: briga entre alunos, prática de bullying, alunos em situação de vulnerabilidade e profissionais sendo ameaçados.

“Tendo conhecimento deste triste cenário, o governador Pedro Taques previu em seu plano de governo um programa que trabalhasse com vidas, nos dando a missão de implementar o Projeto Anjos da Escola, com três eixos fortes: Paz na Escola, Mediação de Conflito Escolar e Saúde na Escola – que fazem parte de um bem muito maior que é a qualidade de vida”.

A gestora agradeceu também aos servidores, professores e gestores das escolas do município que participaram da formação. “Vocês são os verdadeiros anjos da escola, que estão no chão das unidades, que fazem a diferença no cotidiano escolar, na sala de aula com as nossas crianças. Nosso muito obrigado e todo nosso respeito a todos profissionais da Educação”, enfatizou.

Conforme Marcos Roberto, coordenador do Anjos da Escola, uma das diretrizes do projeto é o Paz na Escola, que tem como objetivo auxiliar os educadores e a comunidade escolar a desenvolverem trabalhos de prevenção à violência escolar. Além de capacitar os professores quanto à identificação e tipificação de ocorrências que envolvem indisciplina e conflitos.

“Trabalhamos por uma educação inclusiva, transformadora, que possa mudar a realidade do estado e do país. Para isso, temos que fazer escolhas e praticá-las hoje. Se eu mudo, o mundo muda. Nós podemos fazer a diferença, basta tomarmos as escolhas certas”, ressaltou.

A educadora Cláudia Rosana Ferreira, que trabalha com alfabetização de alunos de seis anos na Escola Estadual Joaquim Nunes Rocha, em Rondonópolis, destacou que a formação vai contribuir muito com seu trabalho, pois acredita que a paz deve ser trabalhada desde o início da formação da criança.

“Um dos pontos principais foi mostrar como podemos trabalhar e abordar com a criança as questões de violência pois, muitas vezes, o aluno nem sabe que está passando por uma situação de violência. O curso nos ajudou a entender melhor e a identificar essas questões”.

Rosemary de Oliveira, professora articuladora do programa Ensino Médio Inovador (ProEmi), da EE Joaquim Nunes Rocha, lembrou que a formação foi muito gratificante pela forma que conseguiu adquirir conhecimento de como atuar em mediações mais críticas, em momento mais difíceis com os estudantes.

“Entendemos melhor como mediar essa violência, seja ela verbal, física, domiciliar, no ambiente escolar e conseguir perceber se esse aluno tem problemas em casa também”, informou.

Anjos da Escola

O Anjos da Escola é uma ação pensada desde o plano de governo e uma das ações mais importantes do Estado. Também faz parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da educação de Mato Grosso, com um orçamento de mais R$ 360 milhões, para a realização de melhorias na infraestrutura e ensino a afim de reduzir a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizagem.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério Público, Poder Judiciário-MT, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

+ Acessados

Veja Também