Sede da ALMT recebe iluminação rosa por ação contra câncer de mama

Karen Malagoli/ALMT

Sede da ALMT recebe iluminação rosa por ação contra câncer de mama

O prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está com iluminação na cor rosa em alusão à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.  Mato Grosso registra cerca de 700 casos da doença por ano.

Além da iluminação, que visa chamar a atenção para o tema, a Assembleia Legislativa, por meio da Assembleia Social, também é parceira da Associação MTmamma na realização das ações de conscientização realizadas pela instituição. “Durante o mês todo, a gente tem uma série de ações. Espero que  a gente se conscientiza, faça os exames e combata o câncer”, explica a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

A presidente da Associação MTmamma, Cleuza Dias Leite, comemora mais um ano de parceria e garante que as ações produzem resultado. “Com toda a certeza a prevenção aumentou. O mês de outubro é o mês em que a gente tem a maior procura de exames, de consultas médicas. Então a gente vê que as pessoas têm acompanhado essas campanhas e têm dado a importância que elas merecem realmente”, afirma.

A voluntária Clara Maria Fonseca teve a doença e precisou tirar a mama há 30 anos. Ela conta que a realização de exames regulares é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. “Fazer a prevenção é uma grande esperança para as mulheres. O exame precoce salva. Muitas vezes as pessoas têm medo do diagnóstico, mas ele [câncer] tem de ser curado”, aconselha Clara Maria.  O autoexame também pode auxiliar no diagnóstico.

Ainda participaram da cerimônia de acendimento das luzes, que contou com apresentação do Coral da Assembleia, autoridades e servidores da Casa. Os deputados Xuxu Dal Molin (PSC) e Silvio Fávero (PSL) estiveram presentes.

Campanha – A campanha Outubro Rosa é mundial e começou em 1990 para destacar a importância dos cuidados que ajudam a identificar o tumor ainda na fase inicial. O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Veja mais fotos

+ Acessados

Veja Também